Fusca

Fusca

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

VOLKSWAGEN CLUBE

Sede do Volkswagen Clube.

O Volkswagen Clube foi uma associação esportiva, recreativa e social, localizada na Vila do Tanque na cidade de São Bernardo do Campo (SP), fundada em 7 de maio de 1958, voltada, inicialmente, ao lazer dos funcionários da VW do Brasil. O primeiro presidente do clube foi o Sr. Henning Hans Gunther Koss.

O time de futebol Lobo da Anchieta em 1964.

Uma das primeiras atividades da associação foi o futebol. Chegou a ter um time de futebol formado por jogadores da fábrica, que disputou, de 1961 a 1967, a segunda e terceira divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Suas cores, obviamente, eram azul e branco. Era chamado de Lobo da Anchieta ou, então, Esquadra Alviceleste. Jogou uma partida amistosa contra o Corinthians no dia 07.04.1963, empatando em três gols. No final da década de 60, o time foi extinto, passando o clube a dar maior prioridade a seu patrimônio e sócios.

O Fusca não podia faltar na história do clube.

O Fusca, obviamente não podia ficar de fora da história do Volkswagen Clube. Em meados dos anos 60, diversos Sedans foram rifados para que o clube pudesse promover as melhorias necessárias em sua sede social. A VW do Brasil colaborava vendendo o Fusca para o clube a preço de custo.

No final dos anos 60, o Volkswagen Clube chegou a ter mais de 14 mil associados. A década de 70 foi o auge dessa saudosa associação. O clube fervilhava. Diversas atrações e atividades agitavam sua sede. Restaurantes, piscinas, boxe, saunas, tênis, basquete, xadrez, judô, bailes. Shows de Roberto Carlos, Eliana Pitmann e outros artistas famosos. Na década de 1980 possibilitou que o público em geral pudesse se associar e não apenas funcionários da VW e seus familiares, como era até então.

VW SP2 enfileirados no VW Clube.

O Volkswagen Clube foi também palco do lançamento do esportivo VW SP2 em 1972, conforme bem lembrou nosso amigo Luciano do excelente blog www.vwsp2classico.blogspot.com. Na ocasião foram entregues os primeiros veículos a seus ansiosos proprietários.

Entrega do SP2 nas dependências do VW Clube.

Banda Volkswagen apresentando-se em 1968.

Um dos eventos que mais marcou o clube foi a Festa da Cerveja, realizada anualmente com enorme sucesso. Era realizada no Ginásio de Esportes. O evento tornou-se tão respeitado que passou a integrar, a partir de 1970, o calendário turístico do Estado de São Paulo. Teve mais de 20 (vinte) edições.  Contava com a participação de conjuntos típicos, como a Güntal Band e o Grupo Folclórico Alpino-Germânico. A própria Banda Volkswagen (mais informações sobre a banda, clique aqui) chegou a se apresentar no Clube em 1968, em comemoração aos 10 (dez) anos de criação da associação.

Festa da Cerveja no VW Clube. Momento de grande descontração. Reparem no detalhe dos canecos de chopp!

A cada edição da Festa da Cerveja era confeccionada uma caneca de chopp personalizada, tipicamente alemã. As pessoas adquiriam a caneca que era utilizada durante o baile para sorver a especial bebida. Depois da festa, a caneca era normalmente guardada como lembrança do evento. Na época, os bons bailes de chopp tinham, necessariamente, uma caneca em comemoração ao evento.

As canecas de chopp do Baile da Cerveja eram muitos bonitas, Feitas em cerâmica, com motivos que lembram a alegria do evento, além da logomarca VW, presente em quase todas as canecas produzidas.

A mais famosa fabricante dessas canecas era a empresa CERAMARTE, de Rio Negrinho (SC). De excepcional qualidade, as canecas CERAMARTE eram todas pintadas a mão, daí algumas diferenças na tonalidade das cores em canecas feitas para o mesmo evento. Em diversas edições da Festa da Cerveja do VW Clube a CERAMARTE foi a fabricante das canecas.

Festa da Cerveja: casal dançando.

Cabeça de chopp!

Caneca em comemoração aos 10 (dez) anos de fundação do Clube.

Apresentação de grupo folclórico alemão na festa de 10 anos do clube. Repare no detalhe da caneca perto do barril.

5ª Festa da Cerveja: 1969.

6ª Festa da Cerveja: 1970.

7ª Festa da Cerveja: 1971.

8ª Festa da Cerveja: 1972.

9ª Festa da Cerveja: 1973.

10ª Festa da Cerveja: 1974.

15ª Festa da Cerveja: 1979.


17ª Festa da Cerveja: 1981.

22ª Festa da Cerveja: 1986.

Detalhe da inscrição do fabricante da caneca: CERAMARTE.

Infelizmente, o Volkswagen Clube não existe mais. Em meados de 2000, seu patrimônio foi desapropriado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo para ser transformado em espaço público com unidades de recreação, educação e saúde.

 Chaveiro do VW Clube.

Disco de vinil com hino do atleta mirim.

 O LP foi gravado com a participação da Banda Mirim de Rudge Ramos. 

Letra do hino.

6 comentários:

  1. Lembrando que, em 1972, o evento de lançamento oficial do Volkswagen SP2 se deu nas dependências do clube. A icônica foto dos SP2 enfileirados foi feita lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Luciano. Eu até acho que tenho uma revista interna da VW com o lançamento do sp2 no clube. vou ver se acho ela.

      Excluir
  2. Hoje em dia, um clube nesses moldes não vira mais, pois atualmente temos aqui em São Paulo os "Sescs" da vida que ocuparam o lugar desses clubes.

    ResponderExcluir
  3. Que saudades desse clube! Meu avô, pai e tios trabalharam na volkswagen, e hoje tenho o orgulho em dizer que também trabalho, aos meus 30 anos e já com 14 de volkswagen! E mais feliz ainda em poder dizer que ontem realizei a compra de meu primeiro fusca, um 72 1500 azul diamante!
    Parabéns pelo blog amigo, material extremamente prazeroso de ler!!!

    ResponderExcluir
  4. Qual data o Roberto Carlos fez show em 1972?

    ResponderExcluir