Fusca

Fusca

sexta-feira, 11 de março de 2016

ESTRIA GROSSA OU FINA?


Volante do Fusca 1975: estria grossa.

A partir do lançamento do modelo 1977, o Fusca ganhou novos itens de segurança, incluindo uma coluna de direção retrátil, propiciando maior segurança ao minimizar o efeito de impactos frontais transmitidos pela deslocamento do volante.

Diferenças entre as colunas de direção.

Com isso, a nova coluna de direção passou a ser composta de duas partes, de modo que a barra inferior parta-se primeira na eventualidade de algum acidente, evitando que o volante seja arremessado para o corpo do motorista.

Barra de direção do Fusca.

Em decorrência dessa mudança, passou-se a diferenciar as estrias (ou rosca) da barra de direção do Fusca entre grossa e fina.

A estria grossa é, portanto, a denominação popular dada à árvore ou coluna de direção do Fusca utilizada de agosto de 1960 até setembro de 1976. A porca sextavada do volante de direção possui 27 mm (M 18 x 1,5 DIN 936).

Por sua vez, estria fina é o nome dado à árvore ou coluna de direção bipartida do Fusca utilizada a partir de outubro de 1976 (já como modelo 1977). A estria onde se fixa o volante de direção possui 24 mm (M 16 x 1,5 DIN 936), mais fina, portanto, que a barra até então usada.

Barra de direção com estria grossa.

Uma das maneiras mais fáceis de se visualizar essa diferença é observar a cangalha do Fusca. No sistema de direção de rosca grossa, a barra perpassa a cangalha e no local há apenas uma coifa de vedação. 

Barra de direção com estria fina.

Já na estria ou rosca fina, a barra de direção, ao perpassar a cangalha, é aí fixada por dois parafusos. Obviamente, em face dessas diferenças, o cubo do volante também é diferente. É por isso que ao comprar um volante boomerang deve-se observar o correto diâmetro do cubo.

12 comentários:

  1. Já salvei a ilustração das barras de direção nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida , tenho um fusca 74 que está com estria fina pois o antigo proprietário colocou um volante de cubo estria dina , mas ela perpassa a cangalha como na primeira imagem , pergunto isso é alguma "gambiarra" que oferece risco ou é possível simplesmente trocar a haste/varão deixando o restante igual ?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,venho pedir ajuda aos amigos.. Tenho um fusca 82 e quero colocar um volante(direção) do modelo mais antigo,tem como fazer uma adaptação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, sim é possivel, mas vc terá que trocar a barra de direção.

      Excluir
    2. ok muito obrigado,sabe me informar se é fácil essa essa adaptação?

      Excluir
  4. Amigão
    Aqui é o Roberto Stoppa(ex piloto de Fusca) lembra ?
    Muito esclarecedora a sua página
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Roberto, tudo bem contigo? claro que lembro, nos encontramos em águas de lindóia. Obrigado e forte abraço.

      Excluir
  5. AMIGO COMPREI POR ENGANO VOLANTE ESTRIA FINA O MEU É ESTRIA GROSSA TEL SOLUÇÃO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, vc. terá que trocar o volante se quiser manter a barra com a estria fina.

      Excluir
    2. como a barra é mais barata que o volante, é melhor trocar a barra.

      Excluir