Fusca

Fusca

sexta-feira, 11 de março de 2016

ESTRIA GROSSA OU FINA?


Volante do Fusca 1975: estria grossa.

A partir do lançamento do modelo 1977, o Fusca ganhou novos itens de segurança, incluindo uma coluna de direção retrátil, propiciando maior segurança ao minimizar o efeito de impactos frontais transmitidos pela deslocamento do volante.

Diferenças entre as colunas de direção.

Com isso, a nova coluna de direção passou a ser composta de duas partes, de modo que a barra inferior parta-se primeira na eventualidade de algum acidente, evitando que o volante seja arremessado para o corpo do motorista.

Barra de direção do Fusca.

Em decorrência dessa mudança, passou-se a diferenciar as estrias (ou rosca) da barra de direção do Fusca entre grossa e fina.

A estria grossa é, portanto, a denominação popular dada à árvore ou coluna de direção do Fusca utilizada de agosto de 1960 até setembro de 1976. A porca sextavada do volante de direção possui 27 mm (M 18 x 1,5 DIN 936).

Por sua vez, estria fina é o nome dado à árvore ou coluna de direção bipartida do Fusca utilizada a partir de outubro de 1976 (já como modelo 1977). A estria onde se fixa o volante de direção possui 24 mm (M 16 x 1,5 DIN 936), mais fina, portanto, que a barra até então usada.

Barra de direção com estria grossa.

Uma das maneiras mais fáceis de se visualizar essa diferença é observar a cangalha do Fusca. No sistema de direção de rosca grossa, a barra perpassa a cangalha e no local há apenas uma coifa de vedação. 

Barra de direção com estria fina.

Já na estria ou rosca fina, a barra de direção, ao perpassar a cangalha, é aí fixada por dois parafusos. Obviamente, em face dessas diferenças, o cubo do volante também é diferente. É por isso que ao comprar um volante boomerang deve-se observar o correto diâmetro do cubo.

Volante Corcunda 

Uma curiosidade: em outubro de 1956, chassi nº 1.320.179 a estria do cubo do volante corcunda foi alterada de 24 para 48 dentes para o modelo Luxo. O Fusca Standard sofreu essa alteração somente em junho de 1957, chassi 1.568.040. A barra de direção, contudo, não mudou e continuou com 24 dentes. Essa alteração visou permitir um melhor ajuste, facilitando a exata centralização do volante, pois em cada um dente da barra se encaixa dois dentes do volante. Assim, existem dois tipos de estrias do volante corcunda: uma mais grossa, utilizada de agosto de 1955 até outubro de 1956 e outra mais fina, utilizada de outubro de 1956 a julho de 1959. 

23 comentários:

  1. Já salvei a ilustração das barras de direção nos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida , tenho um fusca 74 que está com estria fina pois o antigo proprietário colocou um volante de cubo estria dina , mas ela perpassa a cangalha como na primeira imagem , pergunto isso é alguma "gambiarra" que oferece risco ou é possível simplesmente trocar a haste/varão deixando o restante igual ?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,venho pedir ajuda aos amigos.. Tenho um fusca 82 e quero colocar um volante(direção) do modelo mais antigo,tem como fazer uma adaptação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, sim é possivel, mas vc terá que trocar a barra de direção.

      Excluir
    2. ok muito obrigado,sabe me informar se é fácil essa essa adaptação?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-911199767-adaptador-volante-fusca-estria-grossa-p-coluna-direco-fina-_JM

      Excluir
  4. Amigão
    Aqui é o Roberto Stoppa(ex piloto de Fusca) lembra ?
    Muito esclarecedora a sua página
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Roberto, tudo bem contigo? claro que lembro, nos encontramos em águas de lindóia. Obrigado e forte abraço.

      Excluir
  5. AMIGO COMPREI POR ENGANO VOLANTE ESTRIA FINA O MEU É ESTRIA GROSSA TEL SOLUÇÃO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, vc. terá que trocar o volante se quiser manter a barra com a estria fina.

      Excluir
    2. como a barra é mais barata que o volante, é melhor trocar a barra.

      Excluir
  6. meu fusca é de 1976. Foi retirado da concessionaria dia 03-9-76, está no manual.Porém a barra de direção é fixada com 2 parafusos como mostra a ilustração para rosca fina! Documento diz modelo 76/fabricação 76. Agora fiquei na duvida se compro o estria fina ou grossa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me manda um email para opasgarage@hotmail.com

      Excluir
  7. Boa noite meu Fusca tá com estria fina e ganhei um volante bumerangue estria grossa tem algum adaptador que de pra usar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu problema é justamente o oposto do seu. Quer trocar?

      Excluir
  8. Posso fazer uma pergunta? Então uma Barra de 24 dentes se encaixaria perfeitamente no meu volante corcunda de 48???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, servirá perfeitamente. Aliás, entre 56 e 59, originalmente, era assim mesmo. Havia um descompasso entre as estrias do volante e da barra.

      Excluir
  9. bom dia alguem tem volante com estria grossa original para o fusca 68

    ResponderExcluir
  10. preciso volante original com calice para o fusca ano 1968.
    Estria grossa original.
    034 99185 6515 zap

    ResponderExcluir
  11. O meu também está alterado, a barra é de estria grossa, porém é bipartida, está com estria fina. Fuscas tiveram muitas alterações ao longo do tempo, da pra trocar paralamas por modelos mais novos ou antigos entre outras coisas. Por isso, nao da pra confiar so pelo ano do veiveíc, tem que averiguar qual e a peca que esta nele.

    ResponderExcluir