Fusca

Fusca

sexta-feira, 1 de abril de 2016

EVOLUÇÃO DO SUPORTE DE ENCAIXE DO MACACO

Erguendo o besouro.

Este post objetiva mostrar, sucintamente, a evolução do suporte ou alojamento de encaixe da haste do macaco soldado na lateral traseira do assoalho do Fusca. São 2 (dois) suportes, um para cada lado do veículo. A função do suporte é permitir o correto encaixe do macaco visando erguer com segurança o Fusca por ocasião da troca do pneu, ou, ainda, para eventual manutenção. A evolução desse suporte acompanha a evolução do próprio macaco do Fusca, que será objeto, oportunamente, de um tópico específico. 

Até 1948.

Até início de junho de 1948 (chassi nº 1-079.649) o alojamento da haste do macaco era redonda, pois a haste do macaco tinha esse formato.

1948-1970.

A partir de junho de 1948, chassi nº 1-079.650, o suporte passou a ser quadrado, feito de uma chapa inteiriça, sem emendas. Conta com um reforço na parte inferior. Foi utilizado até julho de 1970.

1970-1978.

A partir de agosto de 1970, o suporte passou a ser levemente retangular, formado pela emenda de duas chapas. Por causa disso, tem como característica a presença de duas rabetas, uma localizada em cima e outra na parte de baixo. Foi utilizado até junho de 1978.

1978-1996.

A partir de julho de 1978, o suporte foi bastante modificado. Perdeu o tradicional orifício onde a haste do macaco era introduzido e passou a contar com uma pequena vareta horizontal para encaixe do novo macaco.

4 comentários:

  1. Interessante... descobri que meu antigo Fusca, apesar de ser 1975, tinha o encaixe do 1978.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, descobri que os suportes do meu, sofreram fadiga, pois entortam quando se tenta subir no macaco. Com isso, deforma-se o estribo instantaneamente... Uma pena, pois não encontro quem conserte isto.

    ResponderExcluir
  3. Amigos, esse suporte só existe na parte traseira dos Fuscas, não é isso? E no caso da troca dos pneus dianteiros, onde deve ser encaixado o macaco? Ahh, meu Fusca é 1982. grato a quem puder informar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, esse suporte só existe na parte de trás. Vc. usa esse local tanto para trocar o pneu de trás quanto da frente. Quando vc. usa o macaco nesse local, o Fusca sobe lateralmente, ou seja, a roda da frente também é elevada.

      Excluir