Fusca

Fusca

sexta-feira, 22 de abril de 2016

SOBRE-ARO


Seguramente, o Fusca foi o veículo para quem a indústria de acessórios mais desenvolveu produtos. Dada sua simplicidade inata, seus proprietários sempre foram ávidos por artigos que tornassem o besouro mais confortável, seguro ou, simplesmente, mais bonito. Diria que é quase impossível encontrar um Fusca que não tenha algum acessório de época. Ao menos um rádio, uma polaina de proteção dos pára-choques, um bate-pé ou uma soleira equipam boa parte dos Fuscas antigos.


Entre as centenas de opções disponíveis na época, os sobre-aros ganham destaque no quesito "beleza". Com efeito, a única função dos sobre-aros é deixar o Fusca com ar de maior sofisticação, adornando o conjunto de rodas originais.


Acessório presente no mundo inteiro, os sobre-aros equipam o Fusca desde o seu lançamento comercial em 1949. Inúmeras empresas fabricaram o equipamento, citando-se a Lemmerz, GHE e CK, na Alemanha e a Metalúrgica Wega, no Brasil.


A maioria dos sobre-aros eram feitos em alumínio anodizado, porém, o aço inoxidável também foi utilizado na sua confecção. Alguns modelos alemães possuíam detalhes coloridos, de modo a combinar ou contrastar com a cor da carroceria, tornando-os ainda mais atraentes. 

Sua instalação é bastante simples: retira-se a calota original e instala-se o sobre-aro que se encaixa sob pressão na roda original.

Anúncio de 1965 da empresa WEGA.

Os sobre-aros mais raros são os de 16 polegadas, próprios para as rodas do Fusca split fabricado até outubro de 1952. Com linhas geométricas (em forma de X, quadrados, retângulos ), em homenagem às colunas do Palácio do Alvorada, em formato de gota, totalmente fechadas ou imitando as aberturas das rodas lançadas a partir de 1967, a variação de modelos é bastante vasta. Na década de 50 e 60 reinaram os sobre-aros que cobriam a roda até o limite da calota; já nas décadas seguintes, era mais comum o meio sobre-aro, modelo que cobria apenas a borda da roda. 

Dos mais simples aos mais sofisticados, os sobre-aros encantam até os dias atuais. A seguir, apresentamos os principais modelos deste charmoso acessório.

Em formato de X.

Homenageando as colunas do Palácio do Alvorada.

Com discretas aletas.

Aberturas ovaladas.

Aberturas retangulares.

Sobe-aro frisado.

Com aberturas simples.

Em formato retangular.

Aberturas levemente quadradas.

Com aberturas em formato de gota.

Meio sobre-aro em roda esportiva de época.

Sobre aro em Fusca 1985.

Três modelos de sobre-aros em anúncio dos anos 60 (Alemanha).

Sobre-aro alemão com detalhes em vermelho.

Neste, o charme está no azul.

4 comentários:

  1. De todos esses sem dúvida o meio sobre aro é o mais bonito.

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar sobrearo igual o
    do fusca 85 no meu fusca, muito bonito.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este texto. Me agregou um conhecimento bacana.

    ResponderExcluir
  4. Em um Voyage 2014 consigo colocar rodas de Fusca ? O off set é igual nos dois carros ? Ou preciso de modificação ?

    ResponderExcluir