Fusca

Fusca

quinta-feira, 23 de junho de 2016

FILTRO MAGNÉTICO

Anúncio de março de 1974.

Um dos acessórios mecânicos de grande utilidade para a vida útil do motor do Fusca é o filtro magnético. Por possuir um elemento imantado, atrai todas as partículas metálicas flutuantes presentes no óleo que se soltam pelo desgaste natural do motor.

Embalagem original do filtro FILTRIMA.

Portanto, a utilização do filtro magnético propiciava o aumento da duração da vida útil do óleo, evitando atritos que pudessem causar danos ao motor, além de diminuir o aquecimento da "máquina".

 Folder mostrando a sequência da instalação do filtro. 

A instalação do filtro é extremamente simples, ficando entre a peneirinha e a tampa do cárter. Recomendava-se fosse lavado a cada 10 mil km e substituído após 80 mil km de uso.

Além do filtro magnético, o kit acompanhava duas juntas de vedação.

Um dos fabricantes desse filtro foi a empresa curitibana TRIMA Industrial Peças Ltda, então sediada na Rua Augusto Stresser, 478, detentora da marca FILTRIMA. Posteriormente, abriu suas portas em São Paulo sob a denominação social FILTRIMA Exportação Industria e Comércio Ltda. 

 Filtro magnético original VW.

A FILTRIMA foi fornecedora de seus produtos para a rede de concessionários VW. Obviamente, o filtro era vendido na embalagem personalizada da Volks. Um acessório oficial!

Peça número 113.015.177.1.

3 comentários:

  1. Numa época em que a tecnologia para se instalar um filtro de óleo de verdade nos refrigerados a ar era coisa de ficção científica por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Isso tem aplicação nos carros de hoje ? Tenho um Voyage 2013 no caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, tem aplicação. porém não sei se vc. conseguiria achar um desses pro seu veiculo. tambem existem bujões magneticos.

      Excluir