Fusca

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segunda-feira, 11 de julho de 2016

EVOLUÇÃO DA MAÇANETA DA TAMPA DO MOTOR

A maçaneta em forma de L, conhecida no Brasil como rabo de tatu, foi utilizada no Fusca até setembro de 1952.

Como opcional de fábrica, a maçaneta podia vir com uma chave.

Nos modelos Standard, a maçaneta, ao invés de cromada, era pintada.

A partir do lançamento do modelo Zwitter, em outubro de 1952, a maçaneta da tampa do motor mudou de aparência e passou a ser em forma de T, facilitando a empunhadura. Tanto o modelo rabo de tatu quanto a maçaneta T tinham de ser giradas para abrir ou fechar a tampa do motor.

Até o final dos anos 50, o uso de chave na maçaneta da tampa do motor era opcional. A partir do modelo 1960, a chave na maçaneta traseira passou a ser de série, sendo que uma única chave tinha a finalidade de abrir a porta e a tampa do motor e, ainda, promover a ignição do motor. Esse modelo de maçaneta T foi utilizado até dezembro de 1966, chassi nº B 6 336.100.

Nos Fuscas Pé de Boi, a maçaneta T era pintada e não possuía chave de segurança.

A partir de janeiro de 1967, chassi nº B 7 336.101. a VW introduziu nova fechadura, desta feita acionada por um botão de pressão, proporcionando maior comodidade para abrir e fechar a tampa traseira. A maçaneta de pressão continuou cromada; no modelo Pé de Boi, pintada.

A partir do modelo 1984, a maçaneta deixou de ser cromada e passou a ser preta.

8 comentários:

  1. João Pedro Martins12 de julho de 2016 19:23

    Acho q ouve um erro no texto abaixo da 7º imagem onde diz"a maçaneta de pressão era cromada", parabéns pelo blog tem muitas informações sobre muitas coisas q nem sabia adoro vir aqui e ver o q tem de novo e o q ainda n vi muito obrigado continuem assim sempre trazendo novas informações n parem nunca.

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    1. oi, obrigado por prestigiar o blog. Eu fiz uma pequena alteração no texto, espero ter ficado mais claro. forte abraço

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  2. Muito bom, mais um belo texto, esse blog é uma grande fonte de informações, parabéns.

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  3. Muito bom, mais um belo texto, esse blog é uma grande fonte de informações, parabéns.

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  4. Eu achei estranho falar que no 1983 a maçaneta era preta, pois segundo consta, os Fuscas 1983 foram os últimos a ter as maçanetas cromadas e só a partir de 1984 que as maçanetas passaram a ser pretas.

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  5. Bom dia.
    Estamos esperando novidades !
    Hahahahaha
    Abraço

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    1. olá, estou de férias. volto em agosto. aguarde novas postagens. abraços.

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