Fusca

Fusca

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

BIZZ-BIZZ-BIZZZUUUUMMM!

O Bizorrão em exibição em Águas de Lindóia em 2007.

O Bizorrão foi um Fusca esportivo fabricado pela VW do Brasil entre outubro de 1974 a abril de 1975, também conhecido como Super Fuscão 1600-S, Fusca 1600-S ou besourão. O Bizorrão foi lançado em outubro de 1974 já como modelo 1975. O apelido Bizorrão foi dado pela própria VW do Brasil conforme se verifica do material de divulgação oficial do modelo na época. A VW fundiu o já conhecido apelido “besouro” do Fusca com a onomatopeia do som do motor: “Bizz-Bizz-Bizzzuuuummm”. Virou “Bizorrão”, afinal, não era um besouro qualquer mais, sim, um “Super Fuscão”, daí a razão do aumentativo. 1600 é a referência à cilindrada do motor, com 1.584 cm3. “S” é uma referência ao termo inglês “Sport” ou “esportivo” em português. Foi a versão mais equipada do Fusca e o único a sair de fábrica com conta-giros, amperímetro, manômetro e escapamento esportivo. 

 Anúncio de outubro de 1974.

Na apresentação do Bizorrão a VW prenunciava que “... já a partir do dia 3 de outubro próximo o Bizorrão fará a zorra de jovens e coroas ouriçados na onda ...”. Aliás, a VW usou e abusou das gírias muito em voga naquele tempo - principalmente entre a juventude e hippies de todas as idades – justamente para chamar a atenção desse público. A cada uma das partes do veículo que era novidade no modelo atribuiu-se um jargão próprio. Assim, ao volante, “zorra”, à alavanca de câmbio, “zig-zag”, à tomada extra de ar, “zifôlego”, aos bancos, “zum zum”, às rodas, “zás-trás”, ao motor, “zuncador” e ao painel, “ziing”! Adiante, transcrevo texto de propaganda de época onde esse linguajar peculiar e “descolado” foi utilizado para anunciar a nova versão do Fusca: “V. viu o que a VW aprontou agora? Outra boa. Ela pegou os macetes mais curtidos por aí, juntou tudo bem juntado e saiu com este tremendo carango que é o Bizorrão. Putz! Um ouriço, podes ver pra crer: motor zuncador, com 1600cc de veneno. Entrada extra de ar, em relevo, zifôlego! Rodas aro 14 zás-trás, fazendo o carro mais bairo e agarrado na pista. Já tá sentindo a barra da performance? Então, saca como v. vai comandar a máquina: o volante zorra e o câmbio zig-zag são pequenos, tipo competição. Tá sabendo, quanto menor o movimento que o piloto tem que fazer, mais depressa o carro obedece. Zapt! Zupt! Os bancos zum-zum, com encosto que segura v. nas curvas. (Reclinam até o assento de trás pra v. transar bem uma parada.) E o painel tem conta-giros, e tudo que é marcador, pra v. ficar sempre dono da situação num passar de olhos ziing! Agora, não fique tranqüilo aí, que a esta altura tem bicho demais vidrado no Bizorrão. Se v. quer descolar o seu, tem que pintar depressa num Revendedor VW”. 

Super Fuscão 1975 na cor vermelho rubi.

O Super Fuscão começou a ser vendido em 3 de outubro de 1974 nas cores Amarelo Safari (L1363), Branco Lótus (L282) e Vermelho Rubi (L5000). Em testes feitos no veículo por ocasião de seu lançamento, fazia de 0 a 100 km/h em 16,5 segundos; velocidade máxima de 136 km/h, retomada 40 a 100 km/h em 25,7 segundos, frenagem de 80 a 0 km/h em 28,8 metros, consumo médio de 10,2 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada a 80 km/h. Em dezembro de 1974 era vendido por Cr$ 27.154,00. Foram fabricadas cerca de 5.675 (cinco mil, seiscentas e setenta e cinco) unidades dessa rara versão. A numeração do chassi do Bizorrão começou com BD 000100 (primeiro chassi). O bizorrão mais antigo conhecido possui chassi BD 000101 (localizado em São Paulo) e o mais antigo tem o chassi BD 005775 (também localizado em São Paulo).

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS:

Motor de 1584 cm3, com dupla carburação, filtro de ar seco, com potência de 65 cv a 4.600 rpm, torque de 12 mkgf a 3.000 rpm, diâmetro de 85,5 mm e curso de 69 mm.

Dístico “1600 S” de metal, fixado em uma tomada de ar extra em preto fosco instalada sobre a abertura da tampa do motor.

 A tampa do motor do Bizorrão não tinha as tradicionais aletas de ventilação, apenas os vãos das duas aberturas principais. 

 Escapamento esportivo, de única saída na lateral esquerda.

 Rodas aro 5J x 14H, com pneus 175 x S14.
 
Volante exclusivo feito pela Walrod (modelo XK). revestido em courvin preto e de menor diâmetro.

Instrumentos do painel (velocímetro, conta-giros e marcador de combustível) com aros externos na cor preta.
 
Marcador de combustível: ponteiro vermelho e moldura preta.

Velocímetro marcando 160 km/h de velocidade máxima.

Conta-giros no painel.

Instrumentos adicionais sob o painel constituído de amperímetro, manômetro (marcador de temperatura do óleo) e relógio de horas instalados em moldura plástica preta.

Os instrumentos podiam ser da marca VDO ou Horasa.

Alavanca de câmbio mais curta, com coifa exclusiva.

Bancos dianteiros mais anatômicos e totalmente reclináveis.

Sistema de reclinamento da Probel.

Interior com forração acarpetada no túnel, caixas de ar, cangalha e caixas de rodas internas, substituindo o tradicional carrapatinho plástico. Freios a disco na dianteira e tambor na traseira.

Bitolas mais largas (1326 mm na dianteira e 1.363 mm na traseira).

Número do chassi e do motor com iniciais BD. Exemplo: chassi nº BD 001550, motor nº BD 005001.

Plaqueta de identificação localizada no berço do estepe: chassi com iniciais BD identificam o modelo.
 
 Faróis com lente abaulada, da marca CIBIÉ ou ARTEB HELLA, e aro com três parafusos.

 Detalhe do suporte do pára-choque. Lâmina dos pára-choques chanfrados (clique aqui).

Alça de abertura do capô dianteiro.

Lanternas traseiras: tricolores até dezembro de 74 e bicolores a partir de janeiro de 1975. Fabricantes: ARTEB HELLA, CIBIÉ, BIANCO SAVINO, POLIMATIC.

8 comentários:

  1. Ótimo post com excelentes fotos e bom detalhamento do modelo, inclusive este é dos já fabricados meu favorito, porém o curso do virabrequim é de 69 mm e não 60 mm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, obrigado pelo feedback, já alterei o dado. abraços.

      Excluir
  2. Lindo! Tem um aqui em São Leopoldo mesma cor à venda por 35k!

    ResponderExcluir
  3. Acho esse Fusca maravilhoso ! Prefiro ele mil vezes àquele Fusca Mexicano de vidros maiores, que quebrou a harmonia das linhas do Fusca. Esse carro fez grande sucesso na época, lembro-me de meu pai falar bem dele, mas o preço era superior também e muitos preferiam a Brasilia pelo preço semelhante. Sem dúvida era "o Fusca" !!! Lindo mesmo !

    ResponderExcluir
  4. Otima materia sobre o bizorrao!... Informações muito validas, so pra constar o botao do volante nao é o modelo oriinal do 1600s, ele vinha com a inscrição XK Walrod. Parabens pela materia!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, obrigado por prestigiar o blog. obrigado, principalmente, pelo feedback. Já alterei a foto e melhorei a informação do volante. Grato

      Excluir
  5. Parabéns pelo excelente conteúdo sobre o Bizorrão, se for de interesse, tenho uma pagina no Face exclusiva sobre ele!
    https://pt-br.facebook.com/VW1600S/

    ResponderExcluir
  6. Esse "Bizorrão", quando conservado como os do post é bonito demais, mas só um adendo: "Bizorrão" NÃO É SÉRIE ESPECIAL DO FUSCA, mas sim um modelo de série como outro qualquer que foi fabricado, tirado de linha e substituído pelo outro 1600 no segundo semestre de 1975 que tinha a aparência dos outros Fuscas comuns, mas mantendo a mesma mecânica.

    ResponderExcluir