Fusca

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sexta-feira, 5 de agosto de 2016

EVOLUÇÃO DO LIMITADOR DE PORTA

Fusca split: limitador de porta em formato de cinta.

O limitador de abertura das portas, como o próprio nome sugere, tem a função de evitar a abertura demasiada da porta evitando danos nas dobradiças e evitando torções no batente. Também é conhecido como vareta de retenção das portas. Ao longo dos anos, o Fusca teve vários tipos diferentes de limitadores de porta. Vamos a eles.

Limitador da porta do Fusca split.

Nos Fuscas split ou brezel, fabricados entre 1950 e setembro de 1952, o limitador  se constituía de uma cinta fixada entre a porta e a coluna. Em 1950 essa cinta era feita em couro e, a partir de janeiro de 1951, passou a ser metálica com uma borracha na extremidade para evitar contato de ferro com ferro. O orifício de entrada da cinta na coluna era em forma de um retângulo achatado.

Limitador usado entre 1952 e 1955.

A partir do lançamento do modelo Zwitter em outubro de 1952, a haste do limitador passou a ser arredondada e levemente curvada. O orifício da coluna A passou a ser ovalado. A haste era rebitada em um suporte que, por sua vez, era fixado na coluna por meio de dois parafusos. Não havia qualquer coifa de proteção no e os parafusos de fixação ficavam aparentes. Esse tipo de limitador perdurou até julho de 1955.

Vareta do limitador de porta 1952-1955: discreta meia lua.

Limitador de porta 1955-1961.

A partir do lançamento do modelo 1956 (chassi nº 1-929.746), ocorrido em agosto de 1955, ocorreu nova mudança no limitador da porta. Desta feita, a haste do limitador perdeu a curvatura anterior e passou a ser fixada na coluna por meio de um pino e trava. A coluna passou a ter uma reentrância em forma hexagonal, local onde se acomoda uma coifa de proteção feita em borracha e inteiramente lisa. Esse limitador de porta perdurou até 1961, chassi B 56.576.

Detalhes do limitador de porta 1955-1961.

A partir do chassi B 56.577, a haste do limitador deixou de ser arredondada, passando a se constituir de uma lâmina achatada. Apesar dessa mudança, a coifa de proteção continuou lisa, sendo sido utilizada até 1964, aproximadamente. A partir do modelo 1965, a coifa mudou de formato, passando a ter abas laterais visando a melhorar a vedação do local. De resto, o limitador continuou sem modificações.

Limitador de porta de 1961 em diante.

Limitador de porta de 1961 em diante, com borracha lisa.

Borracha do limitador com abas, utilizada de 1965 em diante.

Diferenças entre as borrachas do limitador de porta: à esquerda, lisa, utilizada até 1964; à direita, com abas, utilizada a partir de 1965 em diante.

Detalhe do pino e trava de fixação da haste do limitador.

4 comentários:

  1. Estávamos com saudade !
    Muito boa matéria, sempre rica em detalhes.
    Parabéns

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  2. Perfeito, assim como as outras diversas postagens, para quem está restaurando seu VW! Parabéns.

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  3. Gostaria muito de ver um post sobre o Judson Supercharger !
    Tenho um kit e vou instalar no meu fusca 1200.
    Gostaria de saber mais sobre ele.
    Abraço

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  4. Se bem que, mesmo com o limitador, as portas dos Fuscas sempre tiveram um ângulo bom de abertura, o problema sempre foi o espaço entre o encosto do banco da frente e o assento do banco de trás.

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