Fusca

Fusca

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ECKEL

Entre os diversos modelos da bagageiros de teto para o Fusca disponíveis nos anos de 1950 e 1960, destaca-se os fabricados pela empresa alemã HEINRICH ECKEL, sediada em Munique.

Anúncio de junho de 1957.

Os bagageiros da ECKEL detinham a marca HERKULES, uma referência à qualidade e resistência do produto, tão forte quanto Hércules, personagem da mitologia grega de força descomunal.

Anúncio de setembro de 1957.

Anúncio de março de 1959.

Anúncio de dezembro de 1959.

Além do Fusca e de outros veículos, a Eckel fez bagageiros para o Trabant, automóvel com carroceria de plástico fabricado na antiga Alemanha Oriental.

Anúncio da Eckel com o bagageiro instalado em um Fusca.

Os bagageiros da Eckel tinham o nome da empresa gravado no produto.

Além dos bagageiros, a Eckel fabricou modelos de barracas para serem instaladas sobre o teto do veículo. Acima, anúncio da empresa dos anos de 1950, onde se percebe o equipamento fixado sobre um Fusca.
 

Outro produto da Eckel consistia num piso plano, feito em madeira,  instalado na parte de trás e na lateral direita do Fusca, para transporte de cargas, semelhante ao modelo feito pela RIMI (para saber mais clique aqui).

Normalmente, o assoalho de carga era instalado no Fusca Standard, mais próprio para uso em trabalho do que a versão Luxo.

A Eckel também fabricou encostos e assentos de banco que melhoravam a posição do motorista, propiciando maior conforto.

Ainda Eckel, suporte para fixação de esquis que podiam ser fixados sobre o próprio bagageiro de teto ou sobre travessas próprias para a ocasião.

Um comentário: