Fusca

Fusca

terça-feira, 11 de outubro de 2016

QUE TIPO É ESSE?

Fusca: tipo 1.

Chama-se "Tipo" a designação numérica ou alfanumérica utilizada pela Volkswagen para identificar seus diversos modelos de veículos ou motores industriais. A utilização de letras, números ou a combinação de ambos para identificar o automóvel produzido remonta ao tempo da construção dos primeiros protótipos do Fusca sob a batuta de Ferdinand Porsche. Assim, temos que os primeiros três protótipos feitos por Porsche receberam a identificação de “Tipo VW-3”. Já os 60 (sessenta) protótipos do Fusca construídos em 1938 que foram utilizados para testes, foram identificados como “Tipo VW38”. Durante a Segunda Grande Guerra, os Schwimmwagens eram do denominados “Tipo 166”, o Kommandeurswagen, “Tipo 87”, o Kübelwagen, “Tipo 82”, e assim por diante.

Kombi: tipo 2.

A VW adotou 4 (quatro) tipos principais, dos quais derivam as mais diversas versões e modelos de veículos. São eles:

Tipo 1: Fusca, Super Beetle, Hebmüller, Thing, Zé do Caixão, Brasília, Variant I, etc.
Tipo 2: Kombi (Transporter na Alemanha), Van e Vanagon/Caravelle/Microbus
Tipo 3: Notchback, Fastback, Squareback e Type 3 Guia
Tipo 4: 411 e 412


VW 181: Tipo/modelo 181.

Portanto, o tipo 1 engloba o Fusca e todos os demais modelos dele derivados. O número 1 é uma referência ao primeiro carro feito pela Volkswagen baseado em modificações feitas a partir do protótipo nº 1 de Porsche que acabou originando o Fusca tal qual o conhecemos. Para distinguir cada um dos modelos, a VW acrescentou um segundo número, podendo ou não ser seguido de uma letra. Esse segundo algarismo corresponde à identificação do modelo. 

Exemplos:

11 - Fusca (tipo 1, modelo 1)
15 - Super Beetle (tipo 1, modelo 5)
14 - Fusca Conversível (tipo 1, modelo 4)
14 A - Hebmuller (tipo 1, modelo 4 A)
18 - VW Thing (tipo 1, modelo 8).

O mesmo critério foi adotado para os  tipos 2, 3 e 4.


Brasília: Tipo/modelo 102.

Para distinguir cada uma das versões de cada modelo, a VW introduziu um terceiro número. O terceiro número corresponde, portanto, à versão do veículo. 

Exemplos:

111 – Fusca Standard, sendo:
1º algarismo: 1 – Tipo 1 (Fusca, Super Beetle, Hebmüller, Thing, etc)
2º algarismo: 1 – Modelo 1 (Fusca)
3º algarismo: 1 – Versão Standard.

113 – Fusca Luxo, sendo:
1º algarismo: 1 – Tipo 1 (Fusca, Super Beetle, Hebmüller, Thing, etc.)
2º algarismo: 1 – Modelo 1 (Fusca)
3º algarismo: 3 – Versão Luxo.

117 – Fusca com Teto Solar
1º algarismo: 1 – Tipo 1 (Fusca, Super Beetle, Hebmüller, Thing, etc.)
2º algarismo: 1 – Modelo 1 (Fusca)
3º algarismo: 7 – Versão com Teto Solar.

103 – Zé do Caixão, sendo:
1º algarismo: 1 – Tipo 1 (Fusca, Super Beetle, Hebmüller, Thing, etc)
2º algarismo: 0 – que ao lado do “1” forma o número 10, que engloba os modelos Zé do Caixão, Brasília, Variant I e TL 2/4 portas.
3º algarismo: 3 – Zé do Caixão.
 
VW SP2: tipo/modelo 149.

Mas a seqüência de numeração dos códigos de tipo/modelo não parou por aí. A VW resolveu acrescentar aos três primeiros números um grupo de algarismos alfa-numéricos que denominou  “sufixo”, para identificar algum acabamento especial da versão.


Exemplos:

103 B-047 – Zé do Caixão, Táxi, com freio a tambor, sendo:
1º algarismo: 1 – Tipo 1 Fusca, Super Beetle, Hebmüller, Thing, etc
2º algarismo: 0 – Modelos Zé do Caixão, Brasília, Variant I, TL 2 e 4 portas
3º algarismo: 3 – Zé do Caixão
4º algarismo (sufixo): B-047 – Táxi, com freio a tambor

211 B-059 – Kombi, com diferencial travante, sendo:
1º algarismo: 2 – Tipo 2 Kombi
2º algarismo: 1 – Modelo Furgão
3º algarismo: 1 – Versão Furgão
4º algarismo (sufixo): B-059 – Com diferencial travante

113 B-066 Fusca “Pé-de-Boi”, sendo:
1º algarismo: 1 – Tipo 1 (Fusca, etc)
2º algarismo: 1 – Modelo Fusca
3º algarismo: 3 – Versão Luxo
4º algarismo (sufixo): B-066 acabamento especial (características próprias do Pé-de-Boi como ausência de frisos, falta de marcador de combustível, ausência de cromados, etc.)


Fusca Pé-de-boi: tipo/modelo 113 B-066.

Importante salientar que, no Brasil, não havia distinção entre o tipo/modelo 111 (Fusca Standard) e tipo/modelo 113 (Fusca Luxo). A VW brasileira utilizou o tipo/modelo 113 para todos os modelos de Fusca, inclusive para designar o Fusca Pé-de-Boi, primeiro VW standard fabricado no Brasil. O que distinguia o Fusca Pé-de-Boi da versão Luxo era apenas o sufixo (B-066).

Na Alemanha, o sufixo também foi utilizado na identificação dos modelos fabricados pela VW, principalmente nas Kombis especiais fabricadas sob encomenda, citando-se, por exemplo, a Kombi de Emergência para uso da Polícia que recebia o sufixo S03; a Kombi Westfalia para camping era S042, a Kombi cabine dupla convertida pela empresa Binz o sufixo era S016, e assim por diante.

Toda a literatura técnica da VW fazia menção ao tipo/modelo. Assim, o tipo 113 B066 refere-se somente ao modelo Pé-de-boi, o tipo 105 ao modelo Variant e todos os seus acabamentos, o tipo 204 à Kombi Luxo e todos os seus acabamentos.

Não se deve confundir o tipo 1, 2 e 3 com as designações T1, T2 e T3, também adotadas pela Volkswagen. T1 não quer dizer “Tipo 1”. Tampouco, T2 significa “Tipo 2” e assim por diante. Em verdade, T1 a referência às Kombis produzidas até 67 na Alemanha, e até 1975 no Brasil, consideradas a primeira geração do veículo. T não tem o significado de “Tipo”, mas, sim, de “Transporter”, denominação dada à Kombi na Alemanha. T2 é denominação da segunda geração da Kombi (Clipper), T3 à terceira geração e assim por diante.
Apesar de o código ser somente para uso interno da organização Volkswagen, acabou sendo utilizado, em alguns casos, para designar o próprio modelo, como por exemplo, os veículos VW 411 (nome originado do tipo/modelo 411) VW 412 (originado do tipo/modelo 412) e VW 181 (originado do tipo/modelo 181). Contudo, nos EUA, o VW 181 foi denominado The Thing (A Coisa) e, no mercado espanhol, de VW Safári. 

A seguir, uma tabela com os principais tipos/modelos de veículos VW fabricados a partir de 1940:
  
Tipo/Modelo
Designação
Período de Fabricação/ Observações
1
Fusca
2
Kombi
1200 – até dezembro de 1966.
1500 – de jan/67 a set/75.
1600 – a partir de out/75.
3
Squareback, Fastback, Notchback e Type 3 Guia
Squareback – entre 1963 e 1973.
Fastback – a partir de 1965.
Type 3 Guia – de set/61 a jul/69.
4
411 e 412
10
Zé do Caixão, Brasília, Variant I, TL 2/4 portas
Ver tipo 102, 103, 105 e 107
11
Fusca
11 A
Fusca STD com direção lado esquerdo
Numeração usada nos modelos pré-1954
11 B
Fusca STD com direção lado direito
Numeração usada nos modelos pré-1954
11 C
Fusca Luxo com direção lado esquerdo
Numeração usada nos modelos pré-1954
11 D
Fusca Luxo com direção lado direito
Numeração usada nos modelos pré-1954
11 E
Fusca STD com teto solar e direção lado esquerdo
Numeração usada nos modelos pré-1954
11 F
Fusca STD com teto solar e direção lado direito
Numeração usada nos modelos pré-1954
11 G
Fusca Luxo com teto solar e direção lado esquerdo
Numeração usada nos modelos pré-1954
11 H
Fusca Luxo com teto solar e direção lado direito
Numeração usada nos modelos pré-1954
14
SP1-SP2
Ver tipo 149
14 A
Hebmüller
15 A
Cabriolet com direção lado esquerdo (fabricado pela Karmann)
15 B
Cabriolet com direção lado direito (fabricado pela Karmann)
18
Thing
18 A
Hebmüller Carro de Polícia
21
Furgão
Modelo alemão
21 A
Furgão com portas do salão do lado direito e direção do lado esquerdo
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
21 A (M23)
Furgão com portas do salão do lado esquerdo e direção do lado esquerdo
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
21 D
Furgão com portas do salão do lado esquerdo e direção do lado direito
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
21 E
Furgão com portas do salão do lado direito e esquerdo e direção do lado esquerdo
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
21 F
Furgão com portas do salão do lado direito e esquerdo e direção do lado direito
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
22 A
STD (Microbus), com portas do salão do lado direito e direção do lado esquerdo
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
22 A (M62)
STD (Microbus), com portas do salão do lado esquerdo e direção do lado esquerdo
Tipo utilizado entre 1950 e 1955. Obs.: O modelo STD da Kombi feito na Alemanha possui características diferentes do modelo STD do Brasil. Nos EUA essa versão é conhecida por Microbus, modelo mais simples que a versão Luxo.
22 D
STD (Microbus), com portas do salão do lado esquerdo e direção do lado direito
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
23
Kombi
Modelo alemão correspondente à nossa Kombi STD.
22 E
STD (Microbus), com portas do salão em ambos os lados e direção do lado esquerdo
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
24 A
STD (Microbus), com portas do salão do lado direito, com teto solar e direção do lado esquerdo
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
24 D
STD (Microbus), com portas do salão do lado esquerdo, teto solar e direção do lado direito
Tipo utilizado entre 1950 e 1955
24/25
Microbus Deluxe (Kombi Luxo)
26
Pick-Up e Cabine Dupla
27
Ambulância
29
Protótipo da Kombi
32
Passat
34
Type 3 Guia
040
Motor Industrial
1.584 cm3 e 44 cv a 3.600 rpm (Brasil)
60
KDF
62
Kübelwagen (protótipo)
82
Kübelwagen (produção)
82E
Fusca sobre chassi de Kübelwagen
87
Kommandeurswagen
102
Brasília 2 portas
A partir de  jun/73
102 KWB-136
Brasília Policial (Equipamento Rontam)
102 B-185
Brasília Dupla Carburação
A partir de maio de 1975.
103
Zé do Caixão
De jan/69 a dez/70
103 B-047
Zé do Caixão, Táxi c/freio a tambor
103 B-048
Zé do Caixão, carro de polícia
103 B-050
Zé do Caixão, Táxi
103 B-051
Zé do Caixão, Táxi, com freio a disco
103 B-079
Zé do Caixão, Luxo
103 B-081
Ze do Caixão, Luxo, com bancos reclináveis
103 B-108
Zé do Caixão, c/freio a tambor
103 B-403
Zé do Caixão, com rádio, relógio de horas e acendedor de cigarros
104
Brasília 4 portas
105
Variant I
A partir de nov/69
105 B-082
Variant I, Luxo
105 B-116
Variant I, Luxo, com bancos reclináveis
105 B-403
Variant I, com rádio, relógio de horas e acendedor de cigarros
107
TL 2 portas
De ago/70 a ago/75
107 B-106
TL 2 portas, com porta-pacotes
107 B-118
TL 2 portas, com console
107 B-403
TL 2 portas, com rádio, relógio de horas e acendedor de cigarros
109
TL 4 portas
De jun/71 a dez/75
111
Fusca STD
111
Fusca STD com direção lado esquerdo
Tipo usado na Alemanha
112
Fusca STD com direção lado direito
Tipo usado na Alemanha
113
Fusca Luxo 1200, 1300, 1300-L, 1500 e 1600
No Brasil:
1200: de janeiro de 1959 a dezembro de 1966.
1300 – desde janeiro de 1967.
1300-L – desde janeiro de 1975.
1500 – de julho de 1970 até abril de 1975.
1600 – a partir de abril de 1976.
113
Fusca Luxo com direção lado esquerdo
Tipo usado na Alemanha e no Brasil
113 B-003
Bizorrão, Fusca 1600-S ou Super Fuscão
1600-S – de outubro de 1974 até abril de 1975.
113 B-047
Fusca Táxi
113 B-048
Fusca Polícia sem sirene
113 B-049
Fusca Comgás
113 B-050
Fusca, sem assento dianteiro direito
113 B-066
Fusca STD Pé-de-boi 1200 e 1300
113 B-090
Fusca 1500
113 B-091
Fusca 1500 c/freio a disco
113 B-185
Fusca 1600  dupla carburação
113 KWB-106
Fusca Polícia do Rio de Janeiro
113 KWB-110
Fusca Polícia Rodoviária (preto/amarelo)
113 KWB-138
Fusca Polícia – Equipamento Rontam
114
Fusca Luxo com direção lado direito
Tipo usado na Alemanha
115
Fusca STD com teto solar e direção lado esquerdo
Tipo usado na Alemanha
116
Fusca STD com teto solar e direção lado direito
Tipo usado na Alemanha
117
Fusca Luxo com teto solar e direção lado esquerdo
Tipo usado na Alemanha e Brasil
118
Fusca Luxo com teto solar e direção lado direito
Tipo usado na Alemanha
122
Motor Industrial ou Estacionário
123
Motor Industrial
1.285 cm3 e 37cv a 3.600 rpm (Brasil)
124
Motor Industrial
A partir de jun/1963
126
Motor Industrial
A partir de mai/1962
128
Kübelwagen
131
Super Beetle
141
KG conversível, com direção lado esquerdo
A partir de agosto de 1957. No Brasil, a partir de 1962.
142
KG Conversível, com direção lado direito
A partir de agosto de 1959.
143
Karmann-Guia cupê, com direção lado esquerdo
1200 – A partir de agosto de 1955, na Alemanha.
1200 – a partir de 1962 no Brasil.
1500 – de jan/67 a nov/69.
1600 – de nov/69 a ago/72.
144
KG cupê com direção lado direito
A partir de agosto de 1959
145
Karmann-Guia TC
De ago/70 a nov/75
147
Fridolin (alemão)
149
SP1 e SP2
De jun/72 a dez/75
151
Fusca conversível com direção lado esquerdo
Tipo usado na Alemanha
152
Fusca conversível com direção lado direito
Tipo usado na Alemanha
153
Fusca conversível com direção lado esquerdo e destinado aos EUA
Tipo usado na Alemanha
155
Kübelwagen
166
Schwimmwagen
181
The Thing com direção no lado esquerdo
182
“The Thing”, A Coisa, com direção no lado direito
201
Kombi Luxo 6 portas
201 B-046
Kombi Táxi STD
204
Kombi Luxo
204 B-060
Kombi com diferencial travante
211
Kombi Furgão
211 B-056
Kombi Furgão com janela panorâmica traseira
211 B-059
Kombi Furgão com diferencial travante
211 KWB-046
Kombi Furgão Táxi STD
211 KWB-217
Kombi Mortuária
211 KWB-218
Kombi para Presos
211 KWB-220
Kombi Furgão Carro de Detentos
211 KWB-221
Kombi Furgão de Detentos
211 KWB-263
Kombi Furgão Karmann-Guia
231
Kombi Standard
Designação usada no Brasil. Na Alemanha a versão Standard tem o tipo 221/224.
231 B-060
Kombi STD c/diferencial travante
231 B-122
Kombi STD  Funerária
231 B-124
Kombi STD Rádio Patrulha
231 B-125
Kombi STD Polícia Técnica
231 KWB-257
Kombi STD Fiscalização
261
Kombi Pick-Up
A partir de 1967
261 B-059
Kombi Pick-Up c/diferencial travante
261 B-073
Kombi Pick-Up sem caçamba
261 KWB-226
Kombi Pick-Up, com caixa isotérmica
261 KWB-260
Kombi Pick-Up, com capota Pissoletro.
265/266
Kombi Cabine Dupla
271
Kombi Ambulância
271 B-058
Kombi Ambulância c/diferencial travante
301
Variant II
302
Voyage 4 portas
305
Gol 2 portas
A partir de mar/80
307
Voyage 2 portas
308
Saveiro
309
Parati
311
Notchback/Fastback/TL (modelo alemão)
321
Passat 2 portas
A partir de jul/74
321 B-471
Passat TS
A partir de dez/75
321 B-602
Passat 2 portas L
321 B-605
Passat 2 portas, com tampa traseira grande
323
Passat 4 portas
A partir de abr/76
323 B-602
Passat 4 portas L
323 B-603
Passat 4 portas LS
323 B-605
Passat 4 portas, com tampa traseira grande
A partir de abr/76
341
Type 3 Guia (modelo alemão)
361
Squareback/Variant (modelo alemão)
411
VW 411
De 1968 até 1972
412
VW 412
De 1972 a 1974

3 comentários:

  1. Poderia colocar informações sobre os modelos de chassi, como cabeçote, fixação da caixa e motor; pedais de freio, embreagem e acelerador.

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  2. OPAS: Como você consegue essas preciosidades???

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  3. Poderia fazer uma matéria fala do sobre a numeração dá carroceria do fusca ou como descodificar o número. Desde já agradeço parabéns pelo trabalho.

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