Fusca

Fusca

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

BORRACHA DO CAPÔ DIANTEIRO

A junta vedadora da tampa da mala, também chamada de borracha do capô dianteiro ou guarnição de vedação do porta-malas, acompanhou o Fusca desde sua concepção e, durante longo tempo, constituía-se de três peças distintas: duas que contornavam o arco do capô na carroceria e, outra, menor, na parte superior. A borracha do capô tem a função de vedar o porta-malas de modo a evitar a entrada de água e poeira.

Catálogo de peças onde os números 45 e 46 representam as guarnições utilizadas para vedar o capuz dianteiro do besouro, num total, como dito, de 3 (três) peças.

Na foto acima, percebe-se melhor a borracha de vedação: a superior e a lateral que contorna o arco do capô. Como se observa, as extremidades de encaixe do capô ficavam sem qualquer vedação.

A borracha é encaixada na carroceria sob um perfil metálico popularmente conhecido por macarrão ou macarrãozinho.

A partir de junho de 1964, chassi nº B4 167.963, a borracha passou a contornar a totalidade do capô, inclusive nas extremidades superiores, aprimorando a vedação. Agora, a guarnição passou a ser inteiriça ao invés das três partes como era até então. Para tanto, houve mudanças na carroceria com a introdução de três pequenos orifícios nas extremidades do capuz, para permitir o encaixe da borracha também nesse local.

 Assim, a borracha ganhou três saliências (popularmente conhecidas como mamiquinhas) para comportar a perfeita acomodação naquelas extremidades.

A partir de agosto de 1970 (modelo 1971), com a alteração do formato do capô, o comprimento da guarnição ficou menor. Porém, o sistema de fixação permaneceu o mesmo.
Com o lançamento do Fusca Itamar (1993-1996), a carroceria perdeu o macarrão de encaixe da borracha.

A partir de então, a borracha passou a ser encaixada diretamente no capô dianteiro.

5 comentários:

  1. Olá Opas! Excelente postagem sobre a guarnição do capot. Onde você conseguiu esta informação de que até certo mês de 64 a guarnição não fazia a curva nos cantos superiores? Por sorte estou mexendo exatamente nesta parte do meu 64, e por isso gostaria de confirmar a fonte, para poder fazer certo.

    Muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, a informação com o numero do chassi foi extraido do Boletim Tecnico da VW. se quiser te passo uma imagem da informação.

      Excluir
  2. Sempre bem informativo, seu blog. Parabéns amigo!

    ResponderExcluir