Fusca

Fusca

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

PARAFUSOS DA DOBRADIÇA DA PORTA

1950-Fev/1963.

Entre as diversas modificações que foram sendo feitas no Fusca ao longo dos anos, destacamos, hoje, a evolução da dobradiça da porta. De 1950 a fevereiro de 1963, a dobradiça da porta do besouro era fixada na coluna A por meio de 4 (quatro) parafusos, tanto na parte superior quanto na inferior, popularmente conhecida como "pé de coluna". Os parafusos que ficavam na coluna possuiam um acabamento de borracha (tampão) que cobria o orifício e evitava a entrada de sujeira.

Sem os tampões, poeira e outras sujidades poderiam penetrar na coluna.

Esses tampões de borracha tinham um vinco pronunciado em sua cabeça e foram utilizados até 1961, quando então foi substituído por um tampão totalmente liso que, mais tarde, veio a ser fabricado em material plástico. O sistema de dobradiça com 4 (quatro) parafusos foi utilizado até início de 1963. 

Alerte-se quanto ao cuidado de observar esse detalhe nas restaurações dos Fuscas, principalmente dos anos 50 e 60, pois é muito comum a troca do pé de coluna. Como não se fabrica mais o pé de coluna com 4 (quatro) parafusos de fixação da dobradiça, muitas vezes, por desconhecimento, o veículo acaba ficando com o padrão incorreto. 

Fev/1963-1976

No mês de fevereiro de 1963 a dobradiça passou a ser fixada com 3 (três) parafusos, tanto na parte superior quanto na inferior, na região do pé de coluna. O tampão nesse período era liso e todo preto. O sistema de 3 (três) parafusos da dobradiça assim permaneceu até 1976.

1977-1996.

Em 1977, nova mudança. A dobradiça perdeu, novamente, 1 (um) parafuso. Agora, a dobradiça é fixada com apenas 2 (dois) parafusos transversais um ao outro. O sistema de 2 (dois) parafusos assim permaneceu até o final da produção do Fusca no Brasil. De 1977 até o início de 1980 o tampão plástico era transparente; de 1980 a 1996, o tampão voltou a ser preto.

Para saber sobre outras características da dobradiça de porta do Fusca, clique aqui.

7 comentários:

  1. Se bem que hoje em dia deve ser quase impossível achar um Fusca a partir de 1977 ou antes de 1963 com as dobradiças padrão deles, pois o mais comum é o padrão de três parafusos usado até 1976 e normalmente são esses pés de coluna que as fábricas de auto peças fabricam para os Fuscas atualmente e que é tido como "padrão".

    ResponderExcluir
  2. Os 63 primeira série (não sei precisar o chassis) também vinham com a fixação por 4 parafusos na parte de cima e de baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado rabelo, vou corrigir. se vc tiver alguma foto de um fusca 63 com 4 parafusos mande pra mim (opasgarage@hotmail.com) grato

      Excluir
    2. Pode deixar, o 63 do Rocha é 1ª série e tem a fixação por 4 parafusos. Vou ver se manda uma foto pra vc.

      Abs

      Excluir
  3. Cabe observar que a dobradiça da porta com 4 parafusos possui um rasgo na parte superior de onde encaixa o pino feito propositalmente para lubrificação do pino da porta. Não sei até que ano foi feito este rasgo mas em meu 62 é assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, vc. tem razão.
      veja o link: https://opasgarage.blogspot.com.br/search/label/PINO%20DA%20DOBRADI%C3%87A%20DA%20PORTA

      Excluir
  4. Pode deixar, o 63 do Rocha é 1ª série e tem a fixação por 4 parafusos. Vou ver se manda uma foto pra vc.

    Abs

    ResponderExcluir