Fusca

Fusca

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

LIMPADOR DE PÁRA-BRISA ELÉTRICO

Anúncio de janeiro de 1977.

O limpador de pára-brisa original do Fusca  era acionado por meio de um sistema de pressão de ar, que, nem sempre, foi tão eficiente, principalmente os reservatórios usados até 1974 (para saber mais sobre a evolução dos limpadores de pára-brisas, clique aqui).

No início dos anos de 1970 surgiu no mercado um equipamento elétrico que visava melhorar o esguicho da água no pára-brisa. Constituía-se de um pequeno motor que era instalado no próprio reservatório original do Fusca que, mediante uso da corrente elétrico do próprio veículo, conduzia a água ao pára-brisa mediante um leve toque em um botão adicional instalado no painel.

O uso desse equipamento substituía a necessidade de o motorista, semanalmente, calibrar o reservatório de água  (1963-1974) para manter a pressão adequada visando ao perfeito funcionamento do equipamento original. Também evitava os engasgos típicos do sistema original.

Motor elétrico instalado no reservatório original.

Botão de acionamento instalado no painel (embaixo, à esquerda, com indicação "LAV")

Havia diversos modelos disponíveis na época, dos quais destaca-se o equipamento produzida pela TRUFFI, a mesma empresa que fabricava antenas de rádio para uso automotivo (para saber mais sobre a TRUFFI, clique aqui).

2 comentários:

  1. Mais um excelente artigo. Nunca poderia imaginar que já venderam uma solução que aproveitava o reservatório original. Está igualzinho ao que eu fiz no meu, utilizando uma bomba retirada do kit do Itamar. Mais uma vez, parabéns por mais este achado!

    ResponderExcluir
  2. Para um carro como o meu, que ainda é 6 volts, não é uma tarefa fácil. Ainda não me dediquei exclusivamente a este assunto, mas penso em procurar um motorzinho elétrico 6 volts e montar o sistema, baseado nas instalações dos Fuscas mais modernos. Apesar de ser adepto à originalidade, confesso que este sistema deixa muito à desejar.

    ResponderExcluir