Fusca

Fusca

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

ESTABILIZADOR TRASEIRO


 

O estabilizador é uma barra transversal que interliga dois lados da suspensão de um veículo com vistas a aumentar a resistência à inclinação da carroceria nas curvas ou em mudanças bruscas de direção. A barra estabilizadora auxilia no grau de aderência do veículo, minimizando a tendência de subesterçar ou sobreesterçar.

Jornal O Globo, edição de 07 a 13 de fevereiro de 1969: notícia sobre um novo acessório: o estabilizador traseiro para o Volkswagen Sedan.

Conforme já comentamos em tópico anterior, o Fusca ganhou estabilizador dianteiro a partir de agosto de 1959 (para mais informações, clique aqui). O estabilizador traseiro, por sua vez, começou a equipar o besouro somente a partir de agosto de 1970, e apenas no modelo com motor de 1500 cm3, o popular Fuscão.

 Anúncio de dezembro de 1969.
 
Todavia, muito antes de o Fusca passar a vir equipado de fábrica com o estabilizador traseiro , o mercado de acessórios já oferecia o equipamento para ser instalado no veículo. Em meados dos anos de 1960,  o equipamento era vendido nos EUA para equipar o besouro. Uma das empresas que vendiam o acessório mecânico era a EMPI.
 
Catálogo da EMPI.
 
No Brasil, o estabilizador traseiro foi fabricado pela BRAZ & TESTA (marca SEGURANÇA) e por NELSON G. DE CAMARGO IND. E COM. (marca NGC), dentre outros.
 
Anúncio de setembro de 1970.
 
Inicialmente feito apenas para o Fusca, o estabilizador também passou a ser disponibilizado também para a Kombi e Karmann-Guia e, nos anos de 1970, também o SP1/2, Variant, Brasília e Karmann-Guia TC.
 
Anúncio de outubro de 1974.
  
Estabilizador traseiro instalado em um Fusca.

O estabilizador traseiro também foi feito para equipar a Kombi.

Estabilizador para Kombi da marca SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário