Fusca

Fusca

quarta-feira, 29 de março de 2017

ABARTH: UM ESCORPIÃO PEDE PASSAGEM!

Logomarca da ABARTH.

ABARTH é uma empresa italiana fundada em 1949 por Carlo Abarth, na cidade de Bologna, voltada à construção de carros esportivos e de competição, além da preparação de motores. Em 1952 mudou sua sede para Turim. Sempre esteve associada à Fiat, tanto que em 1971 foi por esta formalmente absorvida.


Escapamento de dupla saída em um Fusca oval.

Tem como logomarca um escorpião estililizado sobre um fundo amarelo e vermelho. O escorpião virou símbolo da empresa pelo fato de ser este o signo zodiacal de seu fundador, Carlo, que também era um exímio piloto de corridas.

Anúncio do escapamento com saída dupla para Fusca.

A despeito de sua histórica ligação com a Fiat, ABARTH fabricou nos anos de 50 e 60 escapamentos esportivos, cabeçotes e comandos, de alta performance, desenvolvidos, dentre outros veículos, para o Fusca. Abordaremos neste post o escapamento esportivo com ponteiras duplas destinado a melhorar a performance do besouro. 

Anúncio da ABARTH para o mercado alemão

O escapamento esportivo feito pela Abarth, além de dar um som mais robusto ao motor do Fusca, libera a potência e melhora a aceleração do besouro. É sabido que parte da potência útil do motor se perde, a fim de que os gases da combustão sejam expelidos. O escapamento esportivo facilita a saída desses gases, melhorando a performance do veículo e melhorando o consumo de combustível.

Escapamento Abarth com saída dupla.

O escapamento da ABARTH aumentava ligeiramente os raquíticos 25hp do motor 1100 do Fusca (utilizado até dezembro de 1953), que originalmente, possuía apenas uma única ponteira de saída dos gases (a ponteira dupla começou a ser usada apenas a partir do modelo 56). Podia ser instalado isoladamente ou em conjunto com alguma outra melhoria visando à performance do motor, tais como, a adição de carburação dupla da OKRASA ou mesmo de um compressor (supercharger), tais como JUDSON, MAG, PEPCO, SHORROCK, CROFTON, ITALMECCANICA, VISCOUNT, WELBA, etc.

Catálogo alemão dos anos de 1950 com o escapamento esportivo à mostra.

Os escapamentos ABARTH, feitos para o motor refrigerado a ar do Fusca, foram vendidos nos anos de 1950 e 1960 principalmente na Europa e nos EUA, conforme se observa nos diversos anúncios de época e antigos catálogos de acessórios.

Anúncio de época do escapamento ABARTH da americana Fischer, especializada em acessórios de carros europeus.
 

Anúncio dos escapes ABARTH na Alemanha.

À inovação, segue a imitação. O pioneirismo e o sucesso do produto da ABARTH fez com que outras empresas copiassem o escapamento com saída dupla. Assim fez a ATLANS e a ERNST, da Alemanha e a EMPI, dos EUA. A ATLANS chegou, inclusive, a utilizar um escudo muito semelhante ao Escorpião da ABARTH. Se o consumidor da época não ficasse atento, podia levar gato por lebre.  
  
Escapamento duplo para motor 1200 de Fusca, da "Atlans": uma imitação do Abarth.
 
Escapamento com saída dupla da empresa alemã ERNST.

Catálogo da EMPI de 1958.
 
O nome ABARTH virou sinônimo desse tipo de escapamento. Hoje fala-se em escapamento do "tipo" ou do "estilo" ABARTH, uma referência a qualquer escapamento feito com padrões semelhantes ao produto de origem italiana que tanto fez sucesso no passado. 


Um comentário:

  1. Muito bom, impressionante que o espírito de modificar e melhorar os carros vem desde sempre.

    ResponderExcluir