Fusca

Fusca

segunda-feira, 6 de março de 2017

RÁDIO TELEFUNKEN IA-51V

Rádio Telefunken modelo IA-51V.

Rádios para os Fuscas split (1950-1952) sempre merecem um tópico à parte. São raros e caros. Via de regra, rádios desse período são vendidos entre EUR 1.500 a EUR 3.000, o que convertido para o nosso combalido real, representa uma pequena fortuna. Os poucos sobreviventes e a avidez dos colecionadores tendem fazer o preço subir ao longos dos próximos anos.
 
Para ser usado no Fusca split (1950-1952).

Os rádios Telefunken são bastante desejados, também porque também podiam ser instalados no painel dos Porches Pré-A, além de serem oferecidos nas concessionárias oficiais da VW na Alemanha.

Rádio exigia uma caixa amplificadora.

Valvulados, 6 (seis) volts, de porte avantajado, vinham com a frente em baquelite na cor e com o perfil correto para combinar e se encaixar no painel do besouro dessa época.

Vista lateral do rádio com a perpectiva do alto-falante na parte superior.

Os rádios Telefunken eram, normalmente, renovados a cada ano, sempre com alguma novidade. O ano de fabricação do rádio era agregado ao nome do modelo. Assim, o modelo IA-50 foi fabricado em 1950; o modelo IA-51V, objeto deste post, em 1951, o modelo ID-52V em 1952, e assim por diante.

Dial do rádio.
 
O rádios Telefunken desse período vinham com uma caixa de força adicional, conectada ao rádio, uma vez que todos os componentes não cabiam no rádio normal (lembremos que as válvulas eram grandes e tomavam muito espaço). A sugestão era que esse caixa fosse instalada atrás do berço do estepe do Fusca.

 
A caixa adicional era, normalmente, instalada atrás do berço do estepe do Fusca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário