Fusca

Fusca

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

SUPORTE DE ABERTURA DA TAMPA DO MOTOR

Suporte de abertura da tampa do motor do Fusca.

Na década de 1960, a empresa paulistana METALÚRGICA EMA lançou no mercado um espaçador para ser fixado na base inferior da tampa traseira do motor, vendido com a finalidade de melhorar sua refrigeração, evitando o super aquecimento do coração do besouro.

Produto da Metalúrgica Ema.

Há quem faça duras críticas a esse acessório, principalmente pelo fato de o equipamento deixar a tampa entreaberta na parte inferior, o que poderia ocasionar o efeito contrário, ou seja, um maior aquecimento do motor. Alega-se que a tampa entreaberta permitiria a reentrada do ar quente dissipado pelo próprio motor, aumentando a temperatura no compartimento da máquina.

Local de instalação do acessório em um Fusca 1200.

Sem adentrar no mérito da questão, pretendo apenas demonstrar os acessórios disponíveis no mercado na época áurea do Fusca; o suporte EMA era um deles. Fabricado para as diversas variações nas tampas do motor do Fusca, quais seja, tampas até 1966, de 1967 a 1970 e 1971 em diante). A dobradiça do suporte é fixada na saia traseira e, sua parte superior, encaixada na tampa, junto à fechadura, de modo a permitir seu travamento com chave. O apetrecho podia ser usado tanto para motor original, quanto o modificado, com maior cilindrada e potência, que possa exigir maior controle de sua a temperatura.

Suporte Ema embarcado no Fusca 1500 ano 1972 do amigo Yel Feu, de Curitiba.

Observe a posição entreaberta da tampa do motor com o acessório instalado.

Um comentário:

  1. bos tarde. onde eu consigo comprar? http://opasgarage.blogspot.com.br/2011/12/espelho-retrovisor-externo-com.html

    ResponderExcluir