Fusca

Fusca

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O ACESSÓRIO DO ACESSÓRIO

"Fader" da Blaupunkt em catálogo alemão. 

O "Fader" é um dispositivo para variar ou alternar o volume do som dentre dois ou mais alto-falantes instalados no interior do veículo. É o acessório do acessório, uma vez tratar-se de um opcional para o sistema de som automotivo, que, via de regra, também é considerado um acessório. 

Prospecto americano da Blaupunkt com destaque para o "Fader".

Foi fabricado por diversas empresas, porém, nesse tópico, destacamos o apetrecho feito pela Blaupunkt, marca oficial de rádios que equiparam os veículos Volkswagen durante décadas.

No Fusca, o equipamento devia ser instalado embaixo do painel, próximo do motorista. Isso permitia que pudesse, por exemplo, retirar todo o som da parte de trás ou somente da frente, ou, ainda, manter o volume maior ou menor em cada uma dos alto-falantes, propiciando maior conforto aos passageiros mesmo com o rádio ligado. Lembremos que no Fusca, era comum instalar-se mais de um alto-falante: na frente, era instalado no painel ou embaixo dele e nas portas. Na parte de trás, no interior do próprio chiqueirinho, sobre o bagagito ou tampão do chiqueirinho, embaixo do banco traseiro utilizando o roda-pé esquerdo, ou, ainda, na forração lateral.

Alto-falantes automotivos da Blaupunkt e respectivo controle de volume.

Acessório típico dos anos de 1960, essa funcionalidade de se poder alternar o som nos alto-falantes acabou, mais tarde, sendo incorporada no próprio rádio, a depender do modelo e fabricante. 

"Fader" da Blaupunt: frente e trás.

2 comentários: