Fusca

Fusca

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

SAIA DIANTEIRA: 4T E 3T

Atendendo a pedidos, vamos tratar rapidamente acerca das mudanças ocorridas no "lay-out" da saia dianteira do Fusca, apenas na parte totalmente coberta pelo capô. É um detalhe importante a ser observado no besouro, principalmente para quem pretende o máximo de originalidade numa restauração ou mesmo para avaliar a integridade de determinado veículo.

Até janeiro de 1964, chassi nº B4 140.238, a saia dianteira do Fusca possui 4 (quatro) vincos verticais de reforço na chapa, que ficou popularmente conhecida como saia 4 T.

A saia dianteira foi alcunhada de 4 T pelo fato aparentar possuir 4 (quatro) letras "T", conforme pode ser observado na imagem acima.

Com a mudança no tanque de combustível ocorrida em janeiro de 1964, a saia dianteira também mudou, perdendo o vinco próximo ao cano do cabo de abertura do capô. Passou a contar, a partir de então, com apenas 3 T, como bem se verifica na ilustração acima. Essa mudança de 4 para 3 T ocorreu a partir do chassi nº B4 140.239.

A partir do lançamento do Fusca modelo 1971, ocorrido em agosto de 1970, a saia dianteira do Fusca mudou novamente, agora com a fechadura inferior embutida e fixada por rebites ao invés de parafusos, porcas e arruelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário