Fusca

Fusca

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

SUPORTE DOS CABOS DE VELA

Até abril de 1959 o Fusca utilizou um suporte metálico  que conduzia os cabos de vela do distribuidor aos cabeçotes. Esse equipamento foi utilizado até o motor nº 2.938.463.

Popularmente conhecido como caninho do cabo de vela, era instalado sobre o coletor de admissão por meio de duas presilhas. As presilhas mais antigas usavam um parafuso de cabeça sextavada com uma porca soldada na parte posterior da abraçadeira. Posteriormente, esse parafuso passou a ser do tipo rosca soberba com cabeça de fenda.

Acima, perceba a diferença entre a abraçadeira mais "antiga" (à direita), com uma porca soldada na parte de trás, e a mais "recente" (à esquerda), sem porca e com parafuso de rosca soberba unindo as duas peças. A abraçadeira mais antiga (com porca) é também ligeiramente maior. Todos os motores de 25hp (1100 cm3) usam a abraçadeira maior. Não se sabe ao certo quando ocorreu essa mudança, mas, ao que tudo indica, a alteração ocorreu em algum momento do ano de 1954.

A partir do motor nº 2.938.464 o duto metálico foi substituído por três suportes de borracha, instalados na capelinha do motor.

Até o modelo 1970 esse suporte era da cor clara; posteriormente passou a ser preto.

Suporte na cor mais clara em um Fusca 1970.

Detalhe do suporte do cabo de vela preto em um Fusca 1982.

Um comentário:

  1. Opas ! Boa tarde ! Estou tentando reproduzir esse tubo ... saberia me informar o diâmetro desse tubo ?

    ResponderExcluir