Fusca

Fusca

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

RADIO BECKER

Rádio Becker Monza.

A Becker Radio, empresa alemã fundada em 1945 por Max Egon Becker (1918-1993), foi, por muitos anos, a fornecedora oficial de rádios para a Mercedes Benz. 

Rádio Becker Monza a bordo de um Fusca split.

Em 1950 a Becker lançou a linha Monza de rádio automotivo, próprio para para ser instalado no painel do Fusca split ou do Porsche. Valvulado, tinha o grande diferencial de poder ser instalado no Fusca sem que o proprietário precisasse abrir mão do relógio original que equipava os besouros na versão Luxo ou Exportação.

Rádio Becker Monza com a tampa frontal, sem o relógio original do Fusca split.

Com efeito, o rádio vinha com um compartimento em sua própria estrutura para abrigar o relógio original. À opção do proprietário, o rádio podia também ser instalado sem acoplar-se o relógio, razão pela qual vinha com uma tampa para fazer o acabamento em sua parte frontal.

Versatilidade do rádio Becker Monza: podia ser retirado do veículo e ligado na corrente elétrica da residência.

Outra peculiaridade do rádio é o fato de poder ser retirado do veículo e ligado à corrente elétrica de uma residência, por exemplo. Assim, podia-se apreciá-lo tanto dentro do carro quanto na casa ou escritório. A colocação e a retirada do rádio ocorria pela parte de trás do painel do Fusca. Lembremos que na década de 50, ter um rádio no automóvel era um verdadeiro luxo, pois seus preços eram extremamente altos. Desse modo, ter um único rádio que podia ser utilizado tanto no carro quanto em casa, era algo a ser considerado com bons olhos pelo interessado em "investir" nesse tipo de equipamento. 

Todo o esplendor do rádio no painel de um Fusca.

Na hipótese de o proprietário resolver acoplar o relógio original do Fusca no corpo do Becker Monza, a retirada do rádio tornava-se menos prática, pois exigia também o desacoplamento do botão de ajuste dos ponteiros do relógio, que se estende até o porta-luvas do lado direito.

Anúncio da Becker dos anos de 1950.

A Becker chegou a ser uma das fornecedoras de rádio para a Volkswagen alemã no início da década de 1950, sendo que seu produto figurava nos catálogos de acessórios oficiais, junto com o rádio Blaupunkt.

Outro anúncio da Becker dos idos de 1950.

Posteriormente, os rádios da Becker deixaram de ser fornecidos à VW da Alemanha. Todavia, seus produtos continuavam sendo oferecidos no mercado de acessórios e podiam ser instalados no besouro,à preferência de seu dono.

A Becker investiu bastante em propaganda na época do lançamento do modelo Monza.

Ao longo dos anos, a Becker lançou uma série de modelos de rádios, como as linhas Europa, México, Monte Carlo, Mônaco, Avus, Califórnia, etc. Com produtos de excelência, a Becker tornou-se sinônimo de equipamentos de alta qualidade e custo, o que a fez afastar-se gradualmente do popular e barato Fusca. Em 1995, dois anos após a morte de seu fundador, a empresa  foi vendida para a Harman International.

Catálogo de acessórios oficial da VW alemã.

Anúncio de junho de 1955.

Rádio Becker Monte Carlo.

2 comentários:

  1. incrivel! acabei de pesquisar preço de um na alemanha e esta a bagatela de 3000 euros! https://www.koenigs-klassik-radios.de/autoradios/volkswagen/vw-kaefer/telefunken-ia-50-roehrenradio/a-11239/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fato. Esses rádios variam entre 2 a 4 mil euros. São raros de se encontrar. E o preço reflete isso.

      Excluir