Fusca

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sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CARBURADORES SOLEX/BROSOL

Anúncio da DVG/Solex de 1952.

Até consolidação do sistema eletrônico de injeção de combustível, o carburador foi elemento essencial da tecnologia do motor, responsável por lhe fornecer a mistura correta de ar/combustível. Em certo sentido, o carburador atuava como o pulmão do motor do veículo.

Anúncio da DVG/Solex de setembro de 1957.

Dos diversos fabricantes de carburadores existentes ao longo da história do automóvel, poucos resistiram ao teste do tempo. Entre os que lograram êxito em percorrer décadas de fornecimento à indústria automotiva, destaca-se a francesa Solex, cujo carburador - projetado em 1908 por Marcel Mennesson, engenheiro da Societé Solex em Paris, e patenteado em 1910 - assumiu papel de liderança no setor de autopeças.

Na Alemanha, os carburadores Solex foram fabricados pela DVG (Deutsche Vergaser Gesellschaft), com sede em Berlim, fundada em 1935 por Bernhard Pierburg (1869-1942). A DVG era uma das empresas do grupo Pierburg, que iniciou suas atividades no início do século 20, mais precisamente em 1909 em Wilmersdorf, localidade próxima a Berlim.

Panfleto alemão com detalhes técnicos do carburador 28 PCI do Fusca.

A Solex foi fornecedora dos carburadores para o Fusca desde o início de sua produção comercial. Compartilhou, em curto período, o fornecimento dos carburadores 26 VFI com a alemã HuF para os Fuscas split.

Diferenças entre o carburador 26 VFI e 26 VFIS.

No Brasil, os carburadores Solex que equiparam o Fusca foram fabricados pela Brosol.


Anúncio da Brosol de setembro de 1961.

A empresa foi fundada em 1959 por Martim Bromberg, que se uniu com o alemão Alfred Pierburg (filho mais velho de Bernhard Pierburg) para produzir carburadores, bombas e filtros de gasolina para suprir a demanda da recém instalada indústria automobilística nacional.


Folder dinamarquês da Solex, com destaque para o carburador 28 PCI.

Os carburadores Solex são identificados por um código formado por letras e números. Exemplo: 28 PCI, 30 PIC, 32 PDSIT/2, etc. O número do carburador (28, por exemplo, do carburador 28 PCI) refere-se ao diâmetro de abertura do coletor de admissão.

Carburador 28 PCI.

Durante a crise do petróleo da década de 1970, a Solex desenvolveu os carburadores PICS, voltados para a economia de combustível. Possuíam um venturi menor para acelerar mais o fluxo de ar por ele e assim formas uma mistura mais uniforme, principalmente em baixas rotações. Todavia, essa configuração comprometia o desempenho do veículo em altas velocidades.

Anúncio da Solex/Brosol de junho de 1967.

Obviamente, além dos carburadores, a Solex/Brosol fabricava reparos para seus equipamentos, vendidos, nos anos mais longínquos, em belos estojos de metal.

Anúncio de setembro de 1963.

Anúncio de dezembro de 1964.

Kit de reparos de carburadores Solex.

Na década de 1990 a Brosol foi adquirida pela americana Echlin que, por sua vez, foi posteriomrente adquirida pela Dana. Atualmente, a Brosol pertence à AMP Indústria e Comércio de Peças Automotivas. 

Para os leitores do blog, elaborei, adiante, tabela de Carburadores Solex/Brosol utilizados pelo besouro ao longo de sua trajetória.

MOTOR
ANO
TIPO
CÓDIGO ORIGINAL
1100
ATÉ 04/1950 (motor nº 1-0194.695)
26-VFI
111.129.109
1100
04/1950 A 10/1952 (até motor nº 1-0481.712)
26-VFIS
111.129.109
1100
10/1952 (início do Zwitter) A 12/1953 (até motor 1-0695.281)
28 PCI
111.129.021 A
1200
12/53 (a partir motor nº 1-0695.282) A 12/1966
28-PCI
111.129.023
1300
01/1967 A 12/1967
30-PIC
113.129.023.ZA
1300
01/1968 A 09/1974
30-PIC
113.129.027.1
1300
10/1974 A 12/1976
30-PIC
040.129.027.9
1300
10/1974 A 12/1983
30-PICS
040.129.027.17
1300
09/1979 A 12/1983
DUPLA A ÁLCOOL
32-PDSIT/2
32-PDSIT/3
040.129.027.36
040.129.028.36
1300
03/1983 A (série limitada)
30-PICS
040.129.019.5
1500
08/1970 A 10/1972
30-PIC
211.129.027.2
1500
11/1972 A 04/1975
30-PIC
040.129.027.1
1600
09/1974 A 04/1975
BIZORRÃO
32-PDSIT/2
32-PDSIT/3
040.129.027.6
040.129.028.6
1600
05/1975 A 12/1983
DUPLA A GASOLINA
32-PDSIT/2
32-PDSIT/3
040.129.027.20
040.129.028.20
1600
01/1984 A 1986
31-PICT
040.129.017.1
1600
01/1984 A 1986
DUPLA A ÁLCOOL
32-PDSIT/2
32-PDSIT/3
040.129.027.43
040.129.028.43
1600
08/1993 A 06/1996
DUPLA A ÁLCOOL
32-PDSIT/2
32-PDSIT/3
040.129.027.54
040.129.028.54
1600
12/1993 A 06/1996
DUPLA A GASOLINA
32-PDSIT/2
32-PDSIT/3
040.129.027.55
040.129.028.55



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