Fusca

Fusca

terça-feira, 13 de março de 2018

WALITA

Walita Auto-Peças S/A.

A Wapsa, empresa nacional de equipamentos elétricos para a linha automotiva, nasceu Walita.

Fábrica da Walita Auto-Peças S/A, em Santo Amaro, em foto de 1959.

A Walita, por sua vez, nasceu como fabricante de eletrodomésticos na década de 1940. disputando com galhardia, o mercado de liquidificadores, ferros elétricos de passar roupa, batedeiras, exaustores, ventiladores, enceradeiras, centrífugas, etc.  A empresa foi fundada por Waldemar Clemente (1905-1994), imigrante alemão, engenheiro e ex-funcionário da General Electric, Walita é o acrônimo das iniciais do nome de Waldemar e de sua esposa Lita Clemente.

Produtos fabricados pela Walita: caixas de reguladores, dínamos, distribuidores, motores de partida, motores para limpador de pára-brisa.

Em 28 de maio de 1957 é fundada a empresa Walita Auto-Peças, sediada na Rua Piratininga, 462, no bairro Santo Amaro, São Paulo (SP), passando a integrar o já existente grupo industrial Walita. A nova empresa fundada por Waldemar Clemente dedicou-se à fabricação de equipamentos elétricos para a recém implantada indústria automobilística nacional, tais como reguladores de voltagem, dínamos, distribuidores, motores de partida e motores para limpador de pára-brisa.

Motor de arranque da marca Walita instalado em um Fusca 1959.

A fábrica da Walita Auto Peças foi inaugurada oficialmente em 18 de dezembro de 1959, em Santo Amaro, com área construída de 14.200 m2 e aproximadamente 1.000 operários e 20 engenheiros. Firmou contrato de licenciamento e assistência técnica com a então denominada The Electric Auto-Lite Company, depois Prestolite International Corporation.

Catálogo de Peças. Observe que a Walita dividia com a Bosch o fornecimento de motores de arranque para a Volkswagen do Brasil.

A Walita Auto-Peças foi fornecedora de produtos para a Bukh Diesel Motores S/A. Ford Motor do Brasil S/A, International Harvester Máquinas S/A, MWM Motores Diesel S/A, Mercedes-Benz do Brasil S/A, Vemag Veículos e Máquinas Agrícolas S/A, Willys Overland do Brasil S/A e Volkswagen do Brasil S/A. Sim, muitos Fuscas e Kombis receberam os produtos Walita.

Wapsa: nova razão social da Walita Auto-Peças.

Ainda no início dos anos de 1960, a Walita Auto Peças mudou sua razão social para Wapsa Auto Peças S/A. Como Wapsa, continuou sendo fornecedora para a VW do Brasil, equipando diversos Fuscas, Kombis e Karmann-Guias fabricados naquela década. 

Regulador de voltagem da Wapsa.

Posteriormente, a Wapsa foi adquirida pela Bosch, que, manteve, contudo, os produtos com a marca WAPSA. Em 1984, contudo, a Wapsa foi definitivamente incorporada pela Bosch, pondo fim à marca.

Dínamo para Fusca da marca Wapsa.

Buzina Wapsa de 6 volts para Fusca.

Induzido do dínamo para Fusca da marca Wapsa.

Induzido do limpador de pára-brisa para Fusca fabricados após 1976. 

Automático do motor de partida Wapsa.

2 comentários: