Fusca

Fusca

sexta-feira, 11 de maio de 2018

PETRI

Petri: tradição e qualidade.

Petri é uma das mais tradicionais marcas de volante de direção do mercado internacional. Sua logomarca é o desenho de um pequeno volante com a letra “P” no centro do botão de buzina. A empresa foi fundada em 1899 na Alemanha na cidade de Aschaffenburg. 

A Petri foi fornecedora de volantes para a Volkswagen.

Anúncio de março de 1952.

Em 1960 inaugurou sua fábrica no Brasil, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), tendo por razão social “Petri do Brasil S/A Indústria e Comércio de Auto Peças”, associada à empresa alemã LENKRADWERK GUSTAV PETRI. 

Anúncio de 1955.

Anúncio de junho de 1958.

A Petri foi fornecedora oficial de volantes para a Volkswagen, tanto aqui no Brasil quanto na Alemanha, além de diversas outras montadoras, tais como Rometsh, Porsche e Mercedes-Benz. Até o início da década de 1970, os volantes eram feitos com alma metálica e acabamento em petrilite marfinizado, com ótimo acabamento.

Anúncio de março de 1959.

Anúncio de setembro de 1957.

Produziu volantes esportivos para diversos veículos, sendo famosos os volantes do tipo “banjo”, disputados por colecionadores a preço de ouro. Também fabricou aros de buzina para serem instalados sobre os volantes originais do Fusca na década de 1950, além de belos botões de buzina (Neutro, São Cristóvão - dourado e vermelho -, Sol e Lua - dourado e azul - e Senhora Dourada.

Volante original de um Fusca oval com o aro de buzina instalado. A função desse acessório era, além de embelezar, facilitar o acionamento da buzina, que podia ser feito sem precisar tirar nenhuma das mãos do volante, aumentando a segurança ao conduzir o veículo. Era disponível em formato totalmente circular ou em meio círculo, pintado ou cromado.
Anúncio de abril de 1960.

Anúncio de maio de 1977.

Aro de buzina e respectivo botão da marca Petri no volante asa de morcego de um Fusca split.

Volante do tipo banjo, da Petri.

Volante Petri adornando o painel de um Fusca split.

Detalhe do botão "Sol e Lua" da Petri.

Alguns dos modelos de botão de buzina. De cima para baixo, da esquerda para a direita: Sol e Lua (Sun and Moon), Senhora Dourada (Golden Lady) e São Cristóvão, protetor dos motoristas. Observe na parte de trás do botão a logomarca da Petri.

Aro de buzina num volante original de um Fusca Oval.

Volante da Petri num Fusca, com detalhes do aro imitando madeira. Modelo típico da década de 1960. O centro do botão de buzina podia vir em azul ou vermelho nessa versão.

Além de volantes fabricou diversos outros acessórios automotivos, tais como porta-trecos, spoilers, box para fitas cassete, equipamento para orientar o estacionamento do veículo na garagem, etc.

Curioso acessório feito pela Petri: instalado no do fundo da garagem, possui uma haste metálica que, quando tocada pelo veículo, faz subir uma placa de "STOP" (pare), significando que o veículo deve parar para não bater na parede.

Segundo a empresa, "você estaciona seu veículo com precisão milimétrica em sua garagem. Não haverá mais para-choques, faróis, nem colunas, nem paredes danificadas".

Marca da "Petri" no equipamento.

Em 1981, a empresa desenvolveu e produziu o primeiro airbag para veículos, instalado no volante, em parceria com a Mercedes-Benz. No ano de 2000 foi adquirida pela japonesa Takata Corporation, formando o grupo Takata-Petri, depois renomeada para Takata AG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário