Fusca

Fusca

sexta-feira, 18 de maio de 2018

SACADOR ORIGINAL DE CALOTA

Retirar a calota pode ser um momento delicado.

sacador de calota, também conhecido como gancho ou saca calotas, é uma ferramenta utilizada para facilitar a retirada das calotas da roda. Foi introduzido no jogo de ferramentas do Fusca a partir de agosto de 1959, sendo que no Manual de Instruções daquele ano a ferramenta é descrita como “gancho para desmontagem dos tampões das rodas” (português de Portugal). Antes desse período, era disponível apenas como acessório de época (veja mais clicando aqui).

Modelo de sacador utilizado até abril de 1968.

Dois foram os modelos utilizados: um maior, com formato arredondado, utilizado até abril de 1968 (peça número 111.012.243) e outro menor, utilizado a partir de maio de 1968 (peça número 311.012.243). Este último deve ser utilizado em combinação com a haste de manejo do macaco, que serve como alavanca, facilitando a retirada da calota. 

Modelo de sacador utilizado a partir de maior de 1968.

As extremidades do sacador são inseridas em dois orifícios da calota que, mediante o emprego de força, é desprendida da roda.  O gancho para retirar as calotas foi utilizado até a década de 1970, até a introdução das calotas do tipo copinho, que não mais exigia qualquer ferramenta para sua retirada. 

A troca do pneu exige a retirada da calota.

A extração da calota faz-se necessária para a limpeza detalhada da roda, para manutenção de freios e rolamentos de roda ou, ainda, para a troca do pneu. Possuir o estojo de ferramentas completo ajuda nesses momentos.

A manutenção de freios e troca de rolamentos também exige a extração da calota.

Evite usar chave de fenda.

O uso indevido de qualquer outro objeto, tais como chave de fenda, pode ocasionar danos à calota, tais como amassados ou riscos no cromado, além de danos à pintura da roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário