Fusca

Fusca

segunda-feira, 14 de maio de 2018

TABELA NACIONAL DE MOTORES REFRIGERADOS A AR


Todo motor montado na linha de produção possui um número que o identifica. No caso do motor refrigerado a ar, o número fica inscrito na carcaça do motor, abaixo do suporte do gerador no caso dos motores com turbina alta (Fusca, Kombi, Karmann-Guia, Zé do Caixão) e na borda direita da junção das duas carcaças do motor, no caso dos motores planos (Variant, Variant II, TL, SP1/SP2).

Motor de 1955: iniciado com "-1-".

A numeração dos motores dos Fuscas alemães da década de 1950 era composta apenas com números (não havia letras). Até 1955, o número do motor iniciava-se por "-1-", seguida da numeração sequencial de produção.

Motor de 1957: já sem o padrão inicial "-1-".

Em 1956 a numeração dos motores continuou com o mesmo sequencial crescente, porém, sem o "-1-", abolido a partir daquele ano.

Motor 1200, nacional, de 1965: iniciando com a letra "B".

No final da década de 1950 (possivelmente a partir de 1958/59), a VW do Brasil começou a numerar os motores aqui produzidos, com um novo sequencial numérico, iniciado, contudo, com a letra "B", de "Brasil". Assim, os motores nacionais, diferentemente do padrão alemão até então adotado, tinha sua numeração alfanumérica (letras + números). A letra B foi utilizada até o fim da produção dos motores 1200.

Motor 1300, de 1967: numeração se inicia com as letras "BF".

A partir de então, a cada novo motor que a VW lançava, a numeração inicial mudava e um novo sequencial numérico era iniciado. Assim, por exemplo, o motor 1300, ofertado para a linha 1967 do Fusca, iniciou sua numeração com as letras "BF"; os motores 1500 oferecidos em 1967 para a Kombi e Karmann-Guia iniciava sua numeração com BH. O motor do Zé do Caixão começava com as letras "BA"; o Fusca 1600-S (Bizorrão) com as letras BD. E assim por diante. 

Para facilitar a identificação desses motores, a partir da(s) letra(s) inicial(ais), elaboramos um sucinta tabela para consulta de nosso leitores.

VEÍCULO
MOTOR/
POTÊNCIA
LETRA
INICIAL
OBSERVAÇÕES
FUSCA, KOMBI e KG
1200
(36 HP, SAE)
B
1959 ATÉ DEZ/66
BRASÍLIA
1600
(58 HP, SAE)
BA
(DO Nº 000.101 ATÉ Nº 231.230)
A PARTIR DE JUN/73 (1 CARBURADOR)
ZÉ DO CAIXÃO
1600
(60 HP, SAE)
BB
(DO Nº 000.101 ATÉ Nº 027.210)
A PARTIR DE JAN/69 (1 CARBURADOR)
FUSCA 1600-S
1600
(65 HP, SAE)
BD
(DO Nº 000.101 ATÉ Nº 5.858)
DE OUT/74 A MAI/75 (2 CARBURADORES
FUSCA 1600
1600
(65 HP, SAE)

BD
(DO Nº 005.859 ATÉ Nº 062.959
A PARTIR DE ABR/75 (2 CARBURADORES)
FUSCA
1300
(46 HP, SAE)
BF
DE JAN-67 A DEZ/75
KOMBI CLIPPER
1600
(65 HP, SAE)
BG
A PARTIR DE JUL/78 (2 CARBURADORES)
KOMBI, KG
1500
(52 HP, SAE)
BH
DE JAN/67 A OUT/75
FUSCA
1500
(52 HP, SAE)
BH
AGO/70 A ABR/75
FUSCA
1300
(46 HP, SAE)
BJ
A PARTIR DE DEZ/75
FUSCA, BRASÍLIA
1300
(49 HP, SAE)
BK
ÁLCOOL, 2 CARBURADORES
SP2
1700
(75 HP, SAE)
BL
DE JUN/72 A DEZ/75 )2 CARBURADORES)
GOL
1300
(50 HP, SAE)
BM
ÁLCOOL, 2 CARBURADORES
BRASILIA
1600
(65 HP, SAE)
BN
A PARTIR DE ABR/75 (2 CARBURADORES)
GOL, SAVEIRO
1600
(62 HP, SAE)
BP
ÁLCOOL, 2 CARBURADORES
VARIANT, TL
1600
(65 HP, SAE)
BV

 A PARTIR NOV/69 (2 CARBURADORES)
VARIANT II
1600
(67 HP, SAE)
BV

A PARTIR DE NOV/77, 2 CARBURADORES
KOMBI
1600
(68 HP, SAE)
BX
ÁLCOOL, 2 CARBURADORES
GOL
1300
(50 HP, SAE)
BY
1 CARBURADOR
KOMBI CLIPPER
1600
(58 HP, SAE)
BZ
 DE OUT/75 (1 CARBURADOR) A JUL/78
FUSCA
1600
TORQUE
(45 HP, DIN)
UF
GASOLINA, 1 CARBURADOR
FUSCA
1600
TORQUE
(53 HP, DIN)
UFA
GASOLINA, 2 CARBURADORES (ITAMAR, SÉRIE OURO)
KOMBI
1600
TORQUE
(56 HP, DIN)
UG
GASOLINA, 2 CARBURADORES
KOMBI CARAT
1600
UGA
GASOLINA, COM INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTIPONTO
FUSCA
1600
TORQUE
(57 HP, DIN)
UJ
ÁLCOOL, 2 CARBURADORES
FUSCA
1600
TORQUE
(58,7 HP, DIN)
UJA
ÁLCOOL, 2 CARBURADORES
KOMBI
1600
TORQUE
(62 HP, DIN)
UK
ÁLCOOL, 2 CARBURADORES


Um comentário:

  1. Nos modelos 1200 36hp nacionais, tinha algum significado o número logo após a letra B? Em meu Fusca a letra B é seguida do número 2 porém tenho outro motor 1200 guardado que se inicia com B4. Existe algum significado especifico para esse número?

    ResponderExcluir