Fusca

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quinta-feira, 5 de julho de 2018

INTERRUPTOR DA LUZ DE TETO


O Fusca passou a ser equipado com o interruptor da luz de teto a partir de 13 de abril de 1951, chassi nº 1-0241.638.

Instalado em ambas as colunas do Fusca (direita e esquerda), o interruptor tinha a função de acionar automaticamente a luz interna quando a porta fosse aberta e de desligá-la quando a porta fosse fechada.

Os interruptores utilizados até o final de 1953 eram fixados na coluna por meio de 2 (dois) parafusos.

A partir de 21 de dezembro de 1953, chassi nº 1-575.417, foram introduzidos novos interruptores na coluna de porta, agora instalados sob pressão. Com isso houve mudança do desenho da coluna da carroceria, agora com um pequeno rebaixo arredondado para abrigar o novo interruptor. 

Esses interruptores tinham uma pequena base metálica e o botão propriamente dito era feito de baquelite.

A partir de 1967, chassi nº B7-404.738, foi introduzido um novo interruptor na coluna da porta. Esse novo modelo passou a ser fixado na coluna por meio de um parafuso auto-atarraxante, com cabeça do tipo philips. Ao mesmo tempo, introduziu-se uma coifa ou junta de vedação para evitar a entrada de ar e outras impurezas na parte dianteira das portas. 

Novos interruptores de porta. O modelo acima era feito pela Polimatic.

Em dezembro de 1974 o interruptor da porta no lado direito é descontinuado. A partir de então, o acendimento automático da luz de teto ocorre apenas com a abertura da porta esquerda.

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