Fusca

Fusca

terça-feira, 14 de agosto de 2018

A L A R M E S


O alarme veicular é um dispositivo eletrônico instalado no automóvel para evitar o roubo do próprio veículo ou de objetos que no interior dele se encontrem.

Anúncio de novembro de 1969.

Normalmente, o dispositivo é conectado à buzina original do veículo, de modo que, quando o veículo for violado, a buzina é acionada de forma intermitente, Todavia, há modelos de alarmes que possuem um aparato sonoro próprio, de grande intensidade, visando espantar o malfeitor do local. Como dizia o anúncio de época da empresa GEORSELL, "quando o ladrão tentar entrar ou levar seu automóvel, de repente soa um tremendo alarmes (regulável e intermitente) que vale um susto e uma corrida". Além das portas, o dispositivo pode ser instalado para ser acionado na abertura criminosa do porta malas ou da tampa do motor.

Anúncio da Filis da década de 1960.

O equipamento começou a se tornar popular na década de 1960 e, atualmente, seu uso é quase que obrigatório, sendo disponível, inclusive, como equipamento original de fábrica em muitos veículos.

Anúncio do equipamento da marca Filis.

Diversos fabricantes disponibilizaram o equipamento de segurança: além da GEORSELL, citada anteriormente, ficou famosa a marca FILIS, que possuía um painel com botões utilizados para acionar ou desligar o equipamento, cujo segredo apenas o motorista tinha conhecimento. O painel de controle da FILIS podia ser instalado dentro do porta luvas ou embaixo do painel do veículo, a critério do proprietário do veículo. Dispositivos sonoros de alarme foram também fabricados pela AUTO-ALARMES E ACESSÓRIOS e SOS, além de dezenas de outras marcas.

Propaganda de setembro de 1964.

Fusca com o dispositivo de proteção instalado embaixo do painel.

Alarme contra roubos da década de 1980.

Na embalagem, perceba a imagem do Fusca.

O Fusca dentro da gaiola: o fabricante sugeria proteção ao besouro.

Fusca 1984 com o painel do alarme no lado esquerdo do motorista.

2 comentários:

  1. Caro Opa, gostaria de agradecer por compartilhar tamanha pesquisa detalhada e de qualidade através desse blog. Há semanas têm sido minha leitura diária e com muito gosto. Grande abraço!

    ResponderExcluir