Fusca

Fusca

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

PISCA ALERTA

Pisca de emergência.

A Resolução nº 463, de 1973 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obrigou que todos os veículos fabricados a partir de 31 de dezembro de 1974 fossem equipados com luzes intermitentes de advertência, também conhecido como pisca alerta, pisca alarme ou pisca de emergência. A luz de emergência aciona todas as lanternas (pisca-pisca) do automóvel (dianteiras e traseiras), que passam a piscar de forma intermitente.

A finalidade do equipamento é melhorar a segurança no trânsito, sempre que um veículo, por qualquer razão, precisasse efetuar alguma parada de emergência em via pública, alertando aos demais condutores da presença de um carro parado em local impróprio.

Anúncio do pisca alerta de dezembro de 1969.

Contudo, antes de ser tornar obrigatório, o equipamento já era oferecido no mercado desde a década de 1960, como acessório que podia ser instalado no veículo pelos motoristas mais previdentes. Foram fabricados por empresas como Hella, VDO, (Alemanha), Misator, Prema, Marília e Sinalerta (Brasil).

Pisca de emergência instalado em um Fusca 1500 do ano de 1972 (acessório).

Pisca alarme feito pela alemã Hella (acessório).

Modelo de luz de emergência fabricado pela Marília (acessório).

Outro modelo feito pela Marília para veículos da década de 1970 (acessório).

Acessório feito pela Misator, empresa nacional (acessório).

Luz de alarme da marca Sinalerta (acessório).

Finalmente a partir do modelo 1975, o Fusca passou a vir equipado de fábrica com o pisca alerta, acionado por meio de um botão localizado no lado esquerdo do cinzeiro do painel. O novo botão possui uma lente de acrílico vermelha com um triângulo branco na parte central, que pisca junto com as lanternas externas graças a uma pequena lâmpada em seu interior.

Pisca de emergência instalado em um Fusca 1975: novidade na época.

Pisca alerta em ação!

A partir do lançamento do modelo 1977, o botão do pisca-alerta foi deslocado do lado do cinzeiro para a parte superior do painel, acima da posição do rádio, no lado direito, onde antes funcionava o botão do limpador do pára-brisa.

Pisca-Alerta em um Fusca 1300-L 1977.

A partir de outubro de 1977, com o lançamento do modelo 1978, o besouro passou a contar com um novo interruptor de pisca alerta, agora passando a ser acionado por meio de uma pequena alavanca integrada ao conjunto da chave de seta. Até 1986 essa pequena alavanca era retilínea; nos Fuscas Itamar passou a ser  levemente curvada e com a extremidade em formato triangular.

Fusca modelo 1978: nova alavanca na chave de seta acrescentada para acionar o pisca de emergência.

Detalhe da pequena alavanca de acionamento representada pelo triângulo.

Fusca Itamar: novo formato da alavanca.

2 comentários:

  1. Existe uma outra posição do botão do pisca alerta que é acima do rádio, no lado direito do painel, onde antes era o interruptor do limpador de parabrisa, tenho um 1300 L 1977 que possui este esquema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão. Obrigado pelo feedback. O post já foi corrigido.

      Excluir