Fusca

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terça-feira, 18 de setembro de 2018

SUSPENSÃO POR EMBUCHAMENTO E PIVÔ.

Suspensão dianteira: montagem na fábrica.

A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois tubos paralelos integrantes do quadro da suspensão, fixados à carroceria por meio de (4) quatro parafusos, arruelas e 2 travas. As lâminas são soldadas nas extremidades e fixadas na parte central de modo a impedir sua rotação, o que garante uma suspensão independente para as duas rodas dianteiras. 

Suspensão dianteira de um Fusca Oval.

As extremidades do feixe de lâminas são presas a braços da suspensão, e estes, por sua vez, se prendem à manga de eixo (ou ponta de eixo); a depender do modo dessa fixação, a suspensão passou a ser conhecida  popularmente por "embuchamento" ou por "pivô".

Suspensão por embuchamento.

A suspensão por embuchamento utiliza pinos verticais e horizontais que, por meio de um suporte próprio, conhecido por "telefone" da suspensão,  fixam a manga de eixo aos braços da suspensão. A suspensão por embuchamento foi utilizada pelo Fusca até 1970 e, até julho de 1981, apenas pelo Fusca 1300 Std.

Conjunto de pinos para suspensão por embuchamento.

O conjunto de pinos para o embuchamento de suspensão eram fabricados por diversas empresas nacionais, citando-se a Fabraço, Nakata, Butuem, Isbal, Macav, Sunyer, dentre outras. O pino horizontal da suspensão, quando original, tinha o logo VW gravado na cabeça.

Pinos horizontais originais.

Suporte da manga de eixo (popular "telefone da suspensão").

Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, o Fusca 1500 passou a vir de fábrica com uma nova suspensão dianteira, com a fixação da ponta de eixo agora feita por pivôs. Um novo quadro foi projetado, maior, com os tubos paralelos - onde as lâminas se acomodam - mais distantes um do outro, o que exigiu um novo cabeçote do chassi. O suporte da manga de eixo foi eliminado. As torres do quadro também foram redesenhados, em face na mudança na fixação dos amortecedores.

Suspensão de pivô.

Pivôs. Substituíram os pinhos de embuchamento. Nakata e TRW  são fabricantes da peça.

Todos os Fuscas 1500, 1500 Std (Série Bravo), 1600-S, 1600, 1300-L e Série Prata foram equipados com suspensão dianteira de pivô. Contudo, o Fusca 1300 Std continuou usando a suspensão por embuchamento até julho de 1981, chassi  nº BO 301.474. Somente a partir de agosto de 1981, todos as versões do Fusca passaram a ser equipadas com a suspensão de pivô.

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