Fusca

Fusca

quarta-feira, 13 de junho de 2018

JANELAS CAPRI. ACESSÓRIO PARA A KOMBI

Anúncio da década de 1960.

Comparativamente ao Fusca, para a Kombi havia uma quantidade bem menor de acessórios. Compreensível, afinal, a maioria absoluta da frota desse veículo era destinada ao trabalho, razão pela qual enfeitar, aprimorar ou melhorar a Velha Senhora não era uma prioridade de seus proprietários.

Anúncio de 26 de maio de 1963. Jornal da Manhã.

Um desses poucos acessórios feitos para a Kombi Corujinha consistia na troca do vidro corrediço das portas dianteiras por outro que subia e descia (ou como diziam os anúncios de época, "levantam e arriam", igual ao Fusca.

Anúncio de 18 de agosto de 1963. Jornal da Manhã.

Fabricado pela empresa INDU Cia Indústria Metalúrgica, da cidade do Rio de Janeiro, então localizada na Rua Nerval de Gouveia, 273, o acessório foi denominado "Janelas Capri". Além de mudar levemente o visual da Kombi, a nova janela oferecia maior conforto, melhor visibilidade, maior circulação de ar para o interior do veículo e maior facilidade nas manobras, pois permitia que o motorista pudesse colocar a cabeça ou parte do corpo para fora do veículo, de modo a melhor observar o derredor quando fosse estacionar de ré.

Anúncio de 25 de agosto de 1963. Jornal da Manhã.

A instalação podia ser feita em várias empresas no Rio de Janeiro, tais como o Reis dos Frisos, Brasília Auto Capas, Vidrex, Auto Mecânica Vogue, Pára-Brisa Guanabara, Vidraçaria Lenita, Simão & Bittencourt, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário