Fusca oval com receptor de OC instalado embaixo do painel.
O Fusca não saia de fábrica equipado com rádio. Era um acessório instalado posteriormente pelo proprietário, inclusive nas próprias concessionárias Volkswagen.
Detalhe do equipamento da Blaupunkt.
Uma vez instalado o rádio no veículo, surgiu o acessório do acessório: um equipamento receptor de ondas curtas (OC), que era conectado no rádio para possibilitar sintonizar estações que transmitiam sinal em ondas curtas, com frequência entre 3 e 30 MHz, que se propagam a grandes distâncias. A recepção em OC faz com que se possa ouvir rádios em lugares afastados, inclusive de outros países.
Dentre os diversos acessórios deste Fusca, destaque para o receptor de ondas curtas da Blaupunkt.
O mais famoso receptor de ondas curtas foi o modelo fabricado pela Blaupunkt, fornecedora oficial de rádios para a Volkswagen, lançado na década de 1950. Funcionava em 6 ou 12 volts e era instalado embaixo do painel do Fusca, em sua parte central. Tinha formato estreito, de modo que não atrapalhava qualquer movimento dos ocupantes.
Folder da Blaupunkt com a apresentação do receptor.
O equipamento da Blaupunkt possuía um espelho cromado em sua borda. Os botões podiam vir na cor preta ou marfim. Um cabo conectava o receptor ao rádio do veículo, O receptor de OC feito pela Blaupunkt podia ser conectado em todos os modelos de rádios da marca fabricados à época, tais como os modelos Bremen ATR, Hamburg ATR, Köln Cologne TR De Luxe, Hannover TR, Essen ATR Frankfurt ATR e Stuttgart ATR. Nesse modelos, a recepção em OC só era possível acionando o botão "M".
Prospecto americano do equipamento.
A Blaupunkt fabricou diversos modelos do receptor ao longo dos anos, identificados por letras e números: KV 800, KV 810, KV 820 e KV 900.
Modelo de receptor com botões pretos.
Vista lateral do aparelho da Blaupunkt.
Além da Blaupunkt, outras empresas fabricaram o receptor de ondas curtas, tais como a alemã Grundig e a italiana Autovox.
Equipamento da Grundig.
Prospecto da italiana Autovox, com destaque para o receptor de OC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário