Fusca

Fusca

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

LANTERNA PRA TODA OBRA!

Kombi 1976.

Em outubro de 1975 a VW do Brasil lançava a nova Kombi modelo 1976, conhecida como "Clipper",  com diversas modificações em relação ao modelo anterior.

Lanternas da Kombi Clipper.

Dentre as novidades da nova versão, estavam as lanternas traseiras, dispostas verticalmente no veículo, com funções de luz de estacionamento, luz de freio, pisca-pisca e luz de ré. Esse conjunto ótico, utilizado pela VW até o fim de produção da velha senhora, fez enorme sucesso na indústria automobilística, tendo sido utilizada por diversas montadoras de veículos, tanto em protótipos quanto em modelos que chegaram a ser fabricados comercialmente. 

As lanternas da segunda geração da Kombi foram utilizadas em carros esportivos (Puma e Pag Dacon), em motorhomes (Safari e Gurgel Cruiser), em mini-carros (Dacon 828), em triciclos (Emis), em SUVs (Gurgel Carajás), em jipes (CBT Javali, Gurgel X-12 TR e Jeg), em utilitários (Gurgel X-15, X-12, G800) e em buggies (Emis, Abais, Atobá, Billow, BRM, Baby, Canyon, Pretty Dakar, dentre outros). Bastante versátil, as lanternas foram utilizadas nesses veículos verticalmente (igual à posição original da Kombi), horizontalmente e, até mesmo, transversalmente;  a posição inusitada fazia com que se distanciassem visualmente das utilizadas pelo utilitário da VW, tanto que a Puma utilizou esses faroletes por quatro anos em seus veículos esportivos. Vejamos alguns desses veículos.

Kombi Motorhome Safari montada pela Karmann-Guia.

Puma 1976-1980.
 
Jeg Dacunha.

CBT Javali.

Mini Dacon 828.

Pag Dacon.

Pretty Dakar.

Buggy Emis.

Triciclo Emis.

Gurgel Cruiser.

Gurgel Carajás.

Gurgel Delta.

Gurgel G800.

Gurgel Itaipu E-400.

Gurgel Van-Guard.

Gurgel X-12 TR.

Gurgel X-20.

Gurgel X-15.

Buggy Abais.
  
Buggy Billow.

Buggy BRM.

Buggy Baby.

Buggy Canyon.

Buggy Atobá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário