Fusca

Fusca

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

CONTA-GIROS AERO-TACH

Anúncio do acessório na década de 1960.

O sonho de todo motorista é ter um painel completo em seu veículo, cheio de relógios para marcas todas as funções possíveis. O conta-giros é um acessório que sempre é lembrado quando se pretende equipar um Fusca.

Aero Tach no velocímetro de um Fusca.

Contudo, para quem não podia gastar muito com esse equipamento, ou, ainda, não quisesse se incomodar com a instalação de um conta-giros convencional, havia, nos EUA, a opção de se adquirir o Aero-Tach, conta-giros simplificado que era instalado em poucos segundos no besouro. O acessório foi fabricado pela empresa Airmotive Engineering, de New Jersey.

Vantagens do Aero-Tach

Na verdade, o Aero-Tach nada mais era do que um adesivo com fundo transparente, que aproveitava o próprio ponteiro do velocímetro para indicar ao motorista o giro do motor, com marcações de cores distintas para cada marcha e para cada tipo de motor. Assim, por exemplo, a cor branca indicava o giro em primeira marcha; a dourada, em segunda; a azul, em terceira e, finalmente, a cor amarela, em quarta marcha,

 Velocímetro e adesivo com as marcações do giro em cada marcha.

Segundo o fabricante, diversas eram as vantagens do acessório: muito barato em relação ao um equipamento convencional; a leitura do giro do motor era bastante acurada; livre de qualquer manutenção; incrementava o visual do velocímetro. 

Aero Tach instalado no velocímetro de um Fusca Oval.

Aero Tach em um Fusca da década de 1960.

Um comentário: