Fusca

Fusca

sexta-feira, 1 de março de 2019

BANCOS RECLINÁVEIS

Dentre os diversos sistemas de reclinamento de bancos disponíveis na década de 50 a 80, destacamos, inicialmente, o modelo feito pela Borbacar Indústria e Comércio de Auto Peças Ltda., então localizada na Travessa João Borba, 28-A, Belenzinho, São Paulo (SP).

Para cada banco, o equipamento era composto de uma alavanca, duas chapas de regulagem e duas chapas para fixação da alavanca, além de parafusos e porcas. 

Era um kit que, mantendo a estrutura original dos bancos, permitia reclinamento total do encosto, o que era ótimo para quem quisesse dormir no carro, ou, ainda, para programas mais "divertidos". Sua grande vantagem era o preço, pois era bem mais barato do que trocar o conjunto de bancos dianteiros do Fusca por outros totalmente reclináveis, opção mais cara também disponível na época.

A Borbacar designava o acessório como "Inclinador de Bancos".

O kit vinha completo, com todos o "hardware" necessário à instalação do reclinador.

Passos 1 e 2 para instalação.

Passos 3 e 4 para finalizar a instalação.

As duas novas posições possíveis dos bancos (deitada e reclinada). O inclinador não afetava o funcionamento normal dos bancos.

Acessório semelhante foi vendido, inclusive, nas redes de concessionárias VW na década de 1960.

Esse reclinador vendido nos revendedores VW era feito pela empresa A.C.S Indústria e Comércio de Artefatos de Metais Ltda., do Rio de Janeiro (RJ). O anúncio acima foi publicado no Jornal O Globo de 4 de fevereiro de 1963. A marca desse acessório era "Bed Wagen" (algo como cama de automóvel).

O sugestivo anúncio do reclinador "Bed Wagen".

3 comentários:

  1. como queria ter um kit desses no meus bancos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um banco gomão caramelo com esse acessório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal. mande umas fotos pra nós (opasgarage@hotmail.com)

      Excluir