Fusca

Fusca

terça-feira, 21 de maio de 2019

FERRAMENTA ESPECIAL

A retirada das chaves do limpador de pára-brisa e de acionamento dos faróis do painel do Fusca exigem uma ferramenta especial, que facilita o trabalho e evita possíveis danos à pintura. Já imaginou você instalando as chaves do painel após uma restauração completa do veículo, e, por falta de uma ferramenta adequada, acontece um arranhão no local?  Ou mesmo, em alguma manutenção de rotina, na necessidade de troca da chave do farol, por exemplo, advém um percalço dessa natureza e a pintura original de fábrica é danificada? Por isso, a importância de possuir a ferramenta adequada na execução de qualquer serviço no seu besouro. Esqueça aquela velha máxima de que um arame e um alicate resolvem qualquer problema no seu Fusca.

Essa ferramenta, conhecida no Brasil como chave Celfer, permite soltar e apertar os colares de retenção das chaves de acionamento do farol e do limpador de pára-brisa do Fusca antigo com total segurança.

A chave especial é oca, permitindo que as duas extremidades pontiagudas alcancem a presilha de alumínio que fixa as chaves do painel, sem que o eixo central dificulte o acesso da ferramenta aos pequenos orifícios que essa espécie de porca possui.

Diversos foram os fabricantes dessa ferramenta, destacando-se as marcas Bachert, de origem alemã, que tinha fábrica em São Paulo (SP),  cujos produtos eram de excelente qualidade.

A americana Snap-on também disponibilizava a ferramenta.

A Hazet, empresa alemã, não podia se furtar de produzir a chave.

Agradeço ao Welson Rabelo pelas fotos e incentivo.

7 comentários:

  1. É um prazer poder colaborar com este blog.
    Como eu já tinha certeza, o que era uma informações essencial, acabou ficando mais completo.

    Abs,

    Rabelo

    ResponderExcluir
  2. Bom saber! Quem tiver a chance de achar uma chave dessas, agarre! Caso contrário, embora não seja o ideal, improvisa-se, o que não parece ser difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os modelos que foram colocados são produções de época, mas para quem quer utilizar a ferramenta correta e não quer dispor de um valor para adquirir uma de época, tem a opção da ferramenta mais simplificada, é só procurar por chave Celfer 1010 na Loja do Mecânico na internet, eles enviam para todo o Brasil.

      Excluir
  3. Primeiramente parabéns pelo blog, estou restaurando um fusca 1970 primeira série e não me canso de consultar o blog. Estou aprendendo muito.
    Muito interessante esta ferramenta. Encontrei uma a venda no ML e não pude deixar de comprar.
    Obrigado e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Opa! Não tinha me ocorrido! Nessa loja, acha-se mesmo de tudo. Procurarei lá. Muito obrigado, também, por essa valiosa dica.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que achou, não tem coisa melhor que fazer um serviço com a ferramenta correta.

      Excluir